menu  
 




 
 
 
CONFERENCIAS - interna SUPER   Interno PQ - 5os
 
Conferência Tintas & Vernizes 2012
05/10/2012 - 17h05
15ª Conferência Técnica Revista Tintas & Vernizes realizada em Londrina (PR) é marcada pelo alto nível das palestras
Londrina (PR), cidade que deu início às Conferências Técnicas da Revista Tintas & Vernizes fora da cidade de São Paulo em 2010, recebe com carinho a equipe da revista e aplaude a excelente abordagem técnica dos palestrantes

A 15ª edição da Conferência Técnica da Revista Tintas & Vernizes aconteceu no dia 25 de setembro e, mais uma vez, Londrina (PR) foi sede do evento que teve um resultado ainda melhor ao anterior. Com a presença de muitos químicos, técnicos de laboratórios, controle de qualidade e gerentes de compras; a programação foi bastante diversificada e contou com oito palestras. O alto nível das apresentações foi um dos maiores destaques desta versão, segundo a pesquisa feita com os participantes.

“Pela segunda vez, tivemos uma boa receptividade dos químicos de Londrina e região sendo que, ao final, pudemos constatar que a repercussão foi ainda mais positiva desta vez, e o ponto principal destacado pelo público foi em relação ao excelente nível de abordagem técnica das palestras. Fico muito satisfeita com isso, pois nosso objetivo é proporcionar um encontro sério e profissional, onde os participantes possam de fato atender as necessidades específicas do público presente em cada região”, relata Francely Morrell, diretora-executiva da Morrell Editora.  

Realizado pela Revista Tintas & Vernizes, veículo produzido pela Morrell Editora, o encontro teve como destaque a divulgação de novos materiais e tecnologias para a indústria de tintas, adesivos e composites ao reunir conferencistas das empresas Bandeirante Brazmo, Cabot, Sibelco, quantiQ, Iguatu, Quimisa, D´Altomare e Wana Química, além do apoio da Makeni Chemicals.   

Opinião de alguns participantes

“Achei o evento muito bacana para troca de conhecimentos técnicos e o local, além da estrutura, são bem favoráveis”, Luiz Maranho Neto, responsável pela Unidade de Negócio Tintas, Adesivos e Construção Civil – Brasil, da quantiQ.

“É um encontro que proporciona a geração de conhecimento técnico e as informações são bem focadas no nosso mercado. As palestras foram feitas por empresas de forte destaque no setor, o que torna o evento ainda mais proveitoso”, Franciele Cristine Bento, vendedora interna da Bandeirante Brazmo.

“O que mais me chamou a atenção foi o alto nível das palestras, e a possibilidade de conferir em algumas das apresentações os resultados de testes”, Célio Augusto, representante comercial da AkzoNobel.

“A maneira de explicar e esclarecer os assuntos técnicos foi muito boa em todas as apresentações, além disso os temas foram pertinentes a nossa região”, Edson Luiz, diretor comercial da Tintas Mastercolor

“Achamos muito bom, pois as palestras ressaltaram assuntos que realmente fazem parte do nosso dia a dia no trabalho dentro do laboratório. Este tipo de evento para a região é muito enriquecedor”, José Roberto Luppi (do laboratório de suprimentos da Hydronorth) e Rodrigo de Oliveira Nascimento, Bruna Peres da Cunha, Rodrigo Rodolfo e Ronaldo do Carmo Gomes, todos do laboratório de desenvolvimento da Hydronorth.

“Gostei muito das acomodações e do nível das palestras. São palestrantes com vasta experiência e acredito que o conteúdo foi interessante e positivo para os profissionais da região”, Adriano Petrone, sócio-diretor da Wana Química.

“Achei o conteúdo das palestras e o formato do evento muito bom. Londrina precisa disso”, Ronaldo Domingos de Oliveira, químico responsável da Graffitex Tintas.

“Achei o evento muito profissional e corporativo, na forma como ele deve ser. A aceitação e interesse do público também é outro ponto positivo que me chamou a atenção, além da excelente qualidade de conteúdo das palestras que deve ter atendido as expectativas deste público que busca informação técnica”, Cássia Regina Pereira, gerente de vendas Iguatu.

“Um evento deste é uma forma de trazer mais conhecimento e aprimoramento técnico para os profissionais da região que muitas vezes não têm como se deslocar para outros estados. Então, é uma oportunidade bastante válida e eficiente por conseguir reunir em um mesmo local os fornecedores e fabricantes de determinada região”, Ricardo Tadeu Abrahão, consultor técnico sênior da DuPont – área de TiO2 
    
“Achamos maravilhoso o evento pelo conteúdo das palestras, nível e experiência dos palestrantes que tiveram uma abordagem excepcional dos temas. Esta conferência é realmente inovadora!”, Alessandra Cristina Belchior, técnica em química industrial, e Regina Célia Lopes Costa, gerente de vendas, ambas da Techstone Tintas – unidade Arapongas.

“O evento teve um público bem diversificado, o espaço e a estrutura adequada, além do nível das palestras que foi muito bom. Acho positivo não ver concorrente no auditório e não ter repetição de temas na grade de palestras”, Emerson Delegá, gerente de engenharia de aplicação – South America, na Sibelco South America. 

Palestras realizadas na Conferência Técnica da Revista Tintas & Vernizes em Londrina – ano 2012

“Avaliação Prática do Custo Total de Graus Comerciais de Dióxido de Titânio”, por Ricardo Tadeu Abrahão, consultor técnico sênior da DuPont – área de TiO2 - à convite da Iguatu.  
Apresentou um estudo onde foi abordada uma série de análises práticas de fatores como poder de cobertura, força de tingimento, cor e facilidade de dispersão para inferir o impacto no custo total de alguns graus comerciais de dióxido de titânio. Uma das observações apresentada foi que uma baixa qualidade de dispersão ou força de tingimento pode aumentar em até 25% (um quarto) o preço final de utilização do dióxido de titânio.

“Especialidades Minerais: Tendências e Inovações”, por Emerson Delegá, gerente de engenharia de aplicação/South America, da Sibelco South America
A Sibelco South America, antiga Unimin, possui áreas dedicadas de Engenharia de Aplicações e P&D para desenvolver soluções para os diversos mercados em que atua, em especial, para o mercado de tintas e revestimentos. A presença global do grupo Sibelco e sua expertise em Especialidades Minerais trazem dentre as principais inovações, produtos com funcionalidade de extensores de titânio, aditivos minerais de alta pureza que visam melhorar aderência a substratos vítreos e entre camadas, aumento de resistência à abrasão e ao risco, incremento na cobertura seca e de lavabilidade.

“A Química volta à Sustentabilidade e Necessidade de seus clientes e principais Aplicações para  Formulações de Tintas UV”, por Maria de Fátima Serantoni, coordenadora de marketing – Especialidades Químicas da Bandeirante Brazmo, empresa do Grupo Formitex.
Foram destacados alguns mercados onde a Cura UV é utilizada. Dentre os produtos recomendados foram citados: os Promotores de Adesão como o CN 823, o Poliéster Acrilado CN 2262 que trará resistência à abrasão e velocidade de cura, o Poliéster Modificado CN 736 que aumenta a aderência em plásticos, o CN 966J75 Uretano com alta flexibilidade, o SR 355 Monômero com alta funcionalidade para brilho, velocidade de cura, etc. Também foram dados alguns exemplos de formulações, indicando como estes produtos podem ser mesclados para que seja encontrado o balanceamento ideal e assim chegar ao principal objetivo.

“Modificadores de Reologia Uretânico-Acrílico”, por Adriano Petrone, sócio-diretor da Wana Química e da filial da empresa no nordeste do país (Petrowan); e por Walmir Antônio Lopes, sócio-diretor da Wana Química.
A empresa falou sobre Modificadores Reológicos Uretânico-Acrílico, pois houve uma crescente demanda tecnológica para tintas de alto rendimento, bem como a busca de acabamento, nivelamento e alastramento cada vez mais requisitados pelos fabricantes de tintas. A empresa vem trabalhando no desenvolvimento de modificadores reológicos de alto desempenho para atender o exigente mercado nacional. O objetivo também é acompanhar as mudanças globais na indústria e quem são os motivadores dessas mudanças, sugerindo produtos inovadores e com menor impacto ambiental.

“Fundamentos do Negro de Fumo e da Sílica Pirogênica com foco na Aplicação de Tintas”, por Adriana Russi Gerente de Marketing e Serviços Técnicos para América do Sul, da Cabot Latin America.
Esta apresentação teve como principal objetivo expor os fundamentos do Negro de Fumo e da Sílica Pirogênica abordando os aspectos de fabricação, influência do tamanho de partícula, área superficial, química de superfície e desempenho destas especialidades químicas. A correta seleção de graus com foco nas aplicações em tintas, adesivos e compósitos também foi explicada de tal forma que o fabricante possa encontrar o melhor produto para cada necessidade.

“Vanadato de Bismuto – Visão Custo x Benefício em Cores altamente Saturadas”, por Sérgio Rubio, da área de suporte técnico, marketing e novos negócios da quantiQ.
A apresentação pretendeu mostrar que, em formulações com cores altamente saturadas, o custo final relativo do Vanadato de Bismuto será igual ou menor que o dos pigmentos orgânicos, mantendo-se todos os benefícios oferecidos.

“Novas Tecnologias em Aditivos: Umectantes, Secantes e Aditovos de Superfície por Anselmo França, gerente de vendas – Divisão Industrial, e Fernando Guirau Parra, do departamento técnico TS&D – Divisão Coatings.
Nesta palestra foi apresentada toda a linha de especialidades químicas que a D´Altomare possui para a indústria de tintas, com ênfase em novas tecnologias em aditivos. Desta forma, foram abordados detalhes de vários produtos como umectante de cargas para tintas látex, substituto do nonilfenol etoxilado, produto este já banido na Europa e Estados Unidos; aditivo coalescente a base de ésteres vegetais e livre de VOC; antiespumante para tintas imobiliárias, isento de óleo mineral e com alto desempenho; aditivo hidrorrepelente para tintas imobiliárias; e aditivos de superfície (nivelamento e deslizamento).

“Biocidas e Fungicidas para Tintas – Ingredientes Ativos Atuais e Nova Geração”, por Assis Aparecido de Lima, da área de vendas na Thor Brasil, com a participação de Elisabete Pires Chagas, da área comercial/técnica da Divisão de Tintas da Quimisa.
Nesta apresentação foi discutido os atuais ingrediente ativos utilizados para a preservação de tintas, texturas e complementos, assim como a nova geração de produtos que incluem bactericidas sem a presença de Formaldeído e CIT (Clorometilisotiazolona) e fungicidas e algicidas encapsulados, que atuam através de liberação lenta dos ativos e com isto prolongado a preservação da película aplicada.

Os requisitos de performance dos biocidas também foram apresentados, como amplo espectro de atuação, faixa ótima de pH de trabalho, baixa toxicidade, não agredir ao meio ambiente, aprovações internacionais, entre outros. Noções básicas de microbiologia e de Boas Práticas de Manufatura (GMP), testes microbiológicos para avaliação de produtos para preservação dentro da embalagem e da película aplicada também foram expostos e correlacionados com a contaminação presente em produtos finais.

Imprimir esta notícia.
Indique para um amigo.
 
Revista Tintas & Vernizes divulga resultado da 3ª Pesquisa de Qualidade para
Profissionais do setor de tintas opinaram sobre 26 categorias de produtos pesquisados, além de outros quesitos
Revista Tintas & Vernizes realiza a sua 33ª Conferência Técnica
No dia 21 de março foi realizada a 33ª edição da Conferência Técnica Revista Tintas & Vernizes que, desta vez, aconteceu na capital
Conferência Técnica Revista Tintas & Vernizes realizada em Londrina (PR) é marcada
O evento aconteceu pela quarta vez na cidade e cumpre a missão de levar informações cada vez mais técnicas aos participantes
Curitiba (PR) sedia 26ª edição da Conferência Técnica Revista Tintas & Vernizes
Técnicos buscam novos conhecimentos e maior aproximação com fornecedores de matérias-primas que, em sinergia, podem superar os desafios
Conferência Técnica Revista Tintas & Vernizes leva conhecimento para o mercado de
Com um conteúdo cada vez mais técnico, 25ª edição do evento reuniu número significativo de químicos do setor de tintas de toda a região
Novo Hamburgo (RS) é a primeira cidade a receber a Conferência Técnica Revista
O evento se consolidou na cidade e sempre reúne um número significativo de profissionais do setor de tintas da região
Revista Tintas & Vernizes inicia preparativos para a realização das Conferências
Com sucesso absoluto em suas Conferências Técnicas, a Revista Tintas & Vernizes inicia os preparativos para a realização de mais cinco
Revista Tintas & Vernizes comemora 55 anos
São mais de cinco décadas retratando todo o setor tinteiro da maneira mais fiel e verdadeira
Conferência Técnica Revista Tintas & Vernizes é realizada com sucesso em Londrina
O evento aconteceu pela terceira vez na cidade e cumpre a missão de levar informações cada vez mais técnicas aos participantes
Jornalista da Revista Tintas & Vernizes é premiada pela Abeaço
A jornalista do Jornal do Pintor e da Revista Tintas & Vernizes, Gabriela Lozasso, obteve o segundo lugar na categoria Jornalista
23ª Conferência Técnica da Revista Tintas & Vernizes chega pela terceira vez a
Levando informações novas e inéditas para os químicos da região, nove palestrantes renomados divulgarão seus produtos para público que
22ª Conferência Técnica da Revista Tintas & Vernizes chega a Campinas (SP)
Levando informações novas e inéditas para os químicos da região, sete palestrantes renomados divulgaram seus produtos para público que
Sucesso absoluto na 21ª Conferência Técnica Revista Tintas & Vernizes em Novo
Dia 21 de maio foi realizada a 21ª Conferência Técnica da Revista Tintas & Vernizes, na cidade de Novo Hamburgo (RS), e a primeira da
3º Happy Hour da Revista Tintas & Vernizes brinda o ano de 2014
Dando continuidade aos happy hours baseados na confraternização com degustação de vinhos, a Revista Tintas & Vernizes promoveu mais uma
Revista Tintas & Vernizes mais uma vez realiza a cobertura da Feira e Congresso da
A equipe da revista Tintas & Vernizes encerrou, na noite de 18 de setembro, mais uma cobertura da Feira e Congresso Internacional de
Revista Tintas & Vernizes realiza mais um happy hour de confraternização
Happy hour relizado novamente na Importadora e Bistrot Grand Cru Moema reuniu diversos fornecedores de matérias-primas do setor
Sucesso garantido na 19ª Conferência Técnica Revista Tintas & Vernizes em Novo
Pelo terceiro ano consecutivo, a Conferência Técnica Revista Tintas & Vernizes, realizada em Novo Hamburgo (RS), foi marcada pelo alto
Revista Tintas & Vernizes foi a única publicação brasileira na Anafapyt Latin
À convite da Anafapyt, as jornalistas Francely Morrell e Gabriela Lozasso cobriram a exposição e conferiram de perto as novidades em
Revista Tintas & Vernizes realiza happy hour de confraternização
Happy hour relizado na Importadora e Bistrot Grand Cru Moema reuniu diversos fornecedores de matérias-primas do setor
Curitiba sedia a 17ª edição da Conferência Técnica Revista Tintas & Vernizes
Com palestras inéditas e o alto nível técnico, público interage e aplaude palestrantes renomados durante o evento
Criciúma (SC) reúne diversos químicos na 16ª Conferência Técnica promovida pela
A 16ª Conferência Técnica realizada pela Revista Tintas & Vernizes encerra o ano de 2012 com sucesso mais que absoluto, sendo
15ª Conferência Técnica Revista Tintas & Vernizes realizada em Londrina (PR) é
Londrina (PR), cidade que deu início às Conferências Técnicas da Revista Tintas & Vernizes fora da cidade de São Paulo em 2010, recebe
Revista Tintas & Vernizes inicia preparativos para a realização das Conferências
Com sucesso absoluto em suas Conferências Técnicas, a Revista Tintas & Vernizes inicia os preparativos para a realização de mais duas
Com sucesso absoluto, 14 ª Conferência Técnica Revista Tintas & Vernizes aconteceu
Pela segunda vez, o evento pioneiro e mais técnico do mercado nacional de tintas – a Conferência Técnica da Revista Tintas & Vernizes –
Conferência Técnica da Revista Tintas & Vernizes inicia programação de 2012 em
O ciclo de palestras promovido anualmente pela Revista Tintas & Vernizes, desde 2007, fez sua primeira edição de 2012 no interior
Ciclo de palestras da Conferência Técnica Revista Tintas & Vernizes é realizado nas
Alunos dos cursos de química industrial e engenharia química tiveram a oportunidade de obter bem de perto as informações sobre
Goiânia sedia a 11ª Conferência da Revista Tintas & Vernizes
A 11ª edição da Conferência Técnica da Revista Tintas & Vernizes realizada desta vez na cidade de Goiânia (GO) reuniu alguns
Conferência da Revista Tintas & Vernizes reúne técnicos em Curitiba
A 10ª edição da Conferência Técnica da Revista Tintas & Vernizes aconteceu no dia 23 de agosto, no Hotel Mercure, em Curitiba (PR), e
9ª Conferência Técnica da Revista Tintas & Vernizes chega em Fortaleza (CE)
Após acontecer na cidade de Recife no mês de maio, a Conferência Técnica da Revista Tintas & Vernizes desembarcou no dia 7 de junho em
8ª Conferência Técnica da Revista Tintas & Vernizes aconteceu em Recife (PE)
Apesar do pequeno número de fábricas de tintas no estado de Pernambuco, o evento contou com uma boa participação de profissionais e
Público recorde é registrado na 7ª Conferência Técnica da Revista Tintas & Vernizes
Mais de 110 profissionais da indústria química participaram da programação do evento que, em 2011, começou na cidade de Novo Hamburgo
Revista Tintas e Vernizes realiza 3º Prêmio de Qualidade
Além da premiação, a revista também celebrou seus 50 anos de atuação e pioneirismo no setor de tintas do Brasil
Revista Tintas & Vernizes realiza sua tradicional Conferência Técnica na FEI
Dia 19 de outubro aconteceu a 7ª edição da Conferência Técnica Tintas & Vernizes, realizada na Faculdade de Engenharia Industrial –
Criciúma (SC) foi sede da 6ª Conferência Técnica Tintas & Vernizes
O evento atraiu químicos de várias indústrias da região, todos em busca de aprimorar seus trabalhos e adquirir novos conhecimentos
5ª Conferência Técnica Tintas & Vernizes é realizada no Paraná com muito sucesso
A revista Tintas & Vernizes organizou pela primeira vez uma programação de palestras voltada exclusivamente para os fabricantes de
Tintas & Vernizes realiza 4ª Conferência Técnica Tintas & Vernizes na FEI
No dia 20 de outubro foram realizadas palestras técnicas com alguns dos principais fornecedores de matérias-primas para o segmento de
Inscrições para a 3ª Conferência Técnica Tintas & Vernizes na FEI já estão abertas
No dia 02 de setembro serão realizadas palestras técnicas com alguns dos principais fornecedores de matérias-primas para o segmento de
 
   
 

 

Adicione aos favoritos    |    Anuncie   |   Central de Notícias   |   Sindicatos   |   Feiras   |   Fale Conosco   |   Indique este site
© 1997-2014 - INFOTINTAS - O melhor portal de tintas do Brasil. Todos os direitos reservados