menu  
 




 
 
 
CONFERENCIAS - interna SUPER   Interno PQ - 5os
 
Conferência Tintas & Vernizes
14/09/2017 - 14h06
32ª Conferência Técnica Revista Tintas & Vernizes foi para Curitiba (PR) com novidades
Além das palestras técnicas, o evento contou com a Rodada de Negócios para aproximar ainda mais os fabricantes de tintas com os fornecedores de matérias-primas

Em agosto deste ano, a Revista Tintas & Vernizes realizou sua 32ª Conferência Técnica em Curitiba (PR) aproximando os profissionais da região com as novas tecnologias do mercado, além da oportunidade de aprimoramento técnico. Contudo, esta edição teve algo de novo. Após as palestras técnicas das empresas Adexim-Comexim, Dow e quantiQ, o evento promoveu a chamada Rodada de Negócios onde os participantes – químicos de laboratórios, diretores e gerentes de suprimentos/compras da indústria de tintas em geral – puderam se reunir com os palestrantes e trocar informações sobre os temas e produtos abordados nas apresentações, porém, de forma mais reservada. “Criamos esse diferencial na programação para aproximar ainda mais os profissionais e reforçar a comunicação entre eles. A Rodada acontece em um ambiente fora do auditório para promover uma conversa em particular, assim como analisar os produtos, trocar ideias e até promover parcerias. O resultado foi muito positivo diante da adesão do público”, assinala a diretora executiva da Morrell Editora, Francely Morrell que fez a abertura da programação de palestras com a apresentação de um panorama geral do setor de tintas e vernizes no Brasil e a importância das cores na vida das pessoas. 

Na grade de palestras, a Adexim-Comexim Matérias-Primas Especiais e Equipamentos abordou o tema “Anticorrosivos e Manutenção Industrial” dando ênfase na proteção à saúde dos usuários e preservação do meio ambiente com alternativas de produtos menos agressivos e regulamentados. Foram exibidas novas tecnologias anticorrosivas com utilização de fosfato de zinco e suas variações, polifosfatos e outros inibidores de corrosão ecológicos, como a substituição com base em sílica para uso em coil coating. O público ainda teve oportunidade de conhecer os flocos de vidro, da representada Glass Flake, para proteção anticorrosiva de alta performance, além de outras inúmeras aplicações, como a exclusiva “antifouling” que rompe com o antigo conceito de uso de derivados de cobre contaminante para a fauna e flora marítima. A palestra foi feita por Lilian Furlan, gerente técnica e comercial das matérias-primas e equipamentos; com o apoio de Célio Valenga, representante da Adexim-Comexim pela empresa Sollos Representações.  

“Biocidas e Microbiologia em Tintas” foi o conteúdo da Dow, através da palestra proferida pelo especialista técnico em biocidas da empresa, Fernando Mesquita, que explicou como é feito o controle microbiano efetivo nas tintas mostrando produtos de alta performance para cada aplicação. Na parte in can, falou das recentes soluções BiobanTM 616 LA e BiobanTM 555. O primeiro um novo conservante que associa CMIT/MIT com um novo doador de formaldeído. De uma 4ª geração, este produto apresenta teores de fomaldeído extremamente baixos e alta performace microbiana. O BiobanTM 555 é um conservante indicado para tintas de alto pH, extremamente efetivo contra microorrganismos selvagens, geralmente encontrados em ambientes industrias. Na parte de preservação em película seca (dry film), citou o RocimaTM CF 100, produto com ação fungicida; RocimaTM 363 BR JB, com ação fungicida e algicida e o RozoneTM 2000, desenvolvido para proteção completa em dry film, com ação contra fungos, algas e bactérias. Na parte de higiene de planta falou do Dowicil QK-20, um produto considerado muito versátil para ser utilizado como sanitizante de plantas, além de apresentar o programa de auditorias de higiene feito pela empresa que promete ser de grande auxílio para identificar e corrigir pontos críticos de contaminação dentro das plantas industriais.

“Novas Tecnologias para Acabamento e Proteção em Superfícies de Alvenaria, Madeira e Pisos de Alto Desempenho” foi o tema da quantiQ que destacou tecnologias recentes de duas representadas: Wacker e Evonik. Sérgio Rubio, coordenador técnico na quantiQ, sendo responsável pelo Laboratório de Tintas e pelo Laboratório de Construção Civil, ministrou essa apresentação. Da Wacker foi apresentada a Primis SAF 9000, uma resina em dispersão aquosa em escala nanométrica, capaz de ser aplicada sobre as mais diversas superfícies como alvenaria, concreto e madeira. Este produto é capaz de conferir caráter hidrofóbico e oleofóbico às superfícies sobre as quais é aplicado, sendo que os grandes benefícios auferidos são a facilidade de limpeza e o aumento significativo da resistência ao manchamento. Em pisos de concreto, o produto promete aumentar significativamente a resistência superficial, e pode ser utilizado como co-binder nas formulações de tintas decorativas, melhorando o desempenho. Rubio também falou do agente de cura Ancamine 2803 para epóxi, desenvolvido pela Evonik para aplicações onde as propriedades de flexibilidade, alta elongação e dureza superficial são requisitadas. Produtos utilizados em juntas, lábios poliméricos, preenchimentos de trincas e pisos tipo membrana são os grandes alvos para utilização desta nova tecnologia.

Quem esteve presente na Conferência de Curitiba 2017

“Dentro do que trabalhamos pudemos conhecer novos produtos, além de agregar conteúdo importante e conhecer os profissionais” – Luiz Henrique dos Santos, químico; e Divair Alves e Eduardo Córdova, técnicos, todos da ALV Tintas.

“É minha primeira vez no evento e foi muito bom para saber das tendências e dos novos produtos já disponíveis no mercado. Valeu a pena e voltarei na próxima” – Alcionei Pinto de Ramos, químico responsável da Automotivos 2001. 

“Foi muito bom para aumentar conhecimento e saber das tendências futuras” – Diego Gawleta, técnico de laboratório da Flint Group Tintas.

“Senti falta de temas voltados para área de pigmentos e resinas, mas é sempre válido participar, pois saio daqui com novas ideias e contatos” – Bárbara Kazaboni, da área de P&D da Aeroflex.

“É bom para atualizar as informações sobre o mercado, ter contatos com fornecedores e conhecer produtos para ampliar o trabalho no laboratório com mais qualidade e inovação” – Francyele de Carvalho, pesquisadora no Instituto Lactec. 

“É um evento que ajuda a enriquecer as aplicações da indústria e conhecer tecnologias que podem abrir novas oportunidades de negócios” – David Camargo da Silva, químico, da Siderquímica.    

Imprimir esta notícia.
Indique para um amigo.
 
Revista Tintas & Vernizes divulga resultado da 2ª Pesquisa de Qualidade para
Profissionais do setor de tintas opinaram sobre mais de 26 produtos pesquisados, além outros quesitos
32ª Conferência Técnica Revista Tintas & Vernizes foi para Curitiba (PR) com
Além das palestras técnicas, o evento contou com a Rodada de Negócios para aproximar ainda mais os fabricantes de tintas com os
Revista Tintas & Vernizes promove 31ª edição da Conferência Técnica Tintas &
Químicos e técnicos da região puderam conferir de perto novas tecnologias para o setor de tintas
30ª Conferência Técnica Tintas & Vernizes reúne técnicos do setor de tintas em
Por se tratar de uma edição especial, a 30ª Conferência Técnica Tintas & Vernizes foi comemorada por toda Equipe da Morrell Editora e
São Leopoldo (RS) recebe a 29ª Conferência Técnica Revista Tintas & Vernizes este
Realizada nas dependências do SENAI- CETEPO, os presentes puderam fazer uma visitação aos laboratórios e instalações da entidade
 
   
 

 

Adicione aos favoritos    |    Anuncie   |   Central de Notícias   |   Sindicatos   |   Feiras   |   Fale Conosco   |   Indique este site
© 1997-2014 - INFOTINTAS - O melhor portal de tintas do Brasil. Todos os direitos reservados