menu  
 




 
 
 
CONFERENCIAS - interna SUPER    
 
Empresa Destaque
18/07/2018 - 10h32
Miracema-Nuodex foca seus investimentos na reestruturação de sua logística de materiais
Todas as mudanças foram concebidas e executadas com o objetivo de garantir e preservar a qualidade dos produtos, maior eficiência em seu manuseio, separação e expedição, além da segurança de todos os colaboradores da empresa

A Miracema-Nuodex, fundada em 10 de maio de 1954, na cidade de Campinas, Estado de São Paulo com a denominação de Indústrias Químicas Rodolfo Rohr S.A., com a marca Liovac®, iniciou a fabricação de aditivos para óleos lubrificantes industriais, e se tornou fornecedora exclusiva para as companhias petrolíferas internacionais.

A mudança de nome para Companhia Miracema Industrial foi uma homenagem à cidade de Miracema do Norte, no Estado de Goiás - hoje Estado do Tocantins - onde seu fundador desenvolveu e implementou um projeto para mecanização da quebra do côco de babaçu.

Com a aquisição da Nuodex Brasil S.A. no começo dos anos 70, iniciou-se o desenvolvimento e a produção de secantes para tintas com a marca Liosec®. Neste mesmo período foi implantada uma estação de tratamento dos efluentes líquidos - ETEL.

Em 1972, passou a ser denominada Miracema-Nuodex, fortalecendo seu posicionamento no mercado nacional e internacional. Em 1974, ampliou sua participação de mercado com a distribuição e a exportação para a América Latina e para outros 26 países. No ano de 1980, a Miracema-Nuodex adquire uma área de 72.000 m² ao lado da fábrica que possibilitou a ampliação do parque fabril e a diversificação dos produtos. Desde então, a empresa segue produzindo especialidades químicas para uma vasta gama de aplicações industriais, sendo reconhecida e recebendo muitas certificações e prêmios. 

Recentemente, por meio de suas equipes das áreas de Suprimentos, Manutenção Industrial e Segurança, implementou um redesenho organizacional em sua logística de materiais. As mudanças compreendem uma série de melhorias estruturais, novas instalações, aquisição de equipamentos e modernização no sistema de gestão de logística da empresa.

Segundo o gerente de Suprimentos da Miracema-Nuodex, Antônio Carlos Coral, as mudanças foram feitas em virtude de uma nova tendência de escoamento de produtos finais, que tem feito com que as empresas procurem trabalhar com volumes de materiais cada vez menores, transferindo, tanto quanto possível, o estoque para seus fornecedores.

O gerente ainda acrescenta que “houve uma migração significativa da comercialização de produtos a granel para compras fracionadas. Com isso os volumes dos produtos embalados aumentaram consideravelmente e os nossos sistemas de armazenamento e distribuição tiveram de acompanhar essa tendência”.

Mudanças

Para atender ao novo modelo, foi construído um galpão com cerca de 2.000 m2. Além disso, os galpões já existentes foram reformados e reestruturados, adequando-os às necessidades técnicas e legais da logística atual. “Com a construção do novo prédio e a reforma dos demais, tivemos aumento de quase 40% em nossa capacidade de armazenamento”, completa Coral.

Foram adquiridas novas empilhadeiras, inclusive elétricas, e modernos porta-paletes, para todos os galpões. Para otimizar ainda mais a capacidade de nova estrutura, a empresa vai implementar o Sistema de Gerenciamento de Armazenagem (WMS), software completo e eficiente para melhoria da gestão de armazenamento e distribuição.

Melhorias e otimização

Essa nova estrutura proporcionou melhor distribuição logística tanto de matérias-primas quanto de produtos finais, além do rearranjo e da modernização nos galpões de armazenamento. “Para os clientes, o novo sistema vem reforçar a garantia de preservar a qualidade dos produtos e maior eficiência em seu manuseio, separação e expedição”, ressalta o gerente.

Vale acrescentar que o novo projeto logístico tem foco em diminuir o tráfego de materiais e melhorar a segurança dos galpões, com instalação de porta corta-fogo e outros equipamentos para eventuais casos de emergência.

Segundo Coral, todas as mudanças foram concebidas e executadas com o objetivo de garantir e preservar a qualidade dos produtos e a segurança de todos os colaboradores da empresa.

Imprimir esta notícia.
Indique para um amigo.
 
Miracema-Nuodex foca seus investimentos na reestruturação de sua logística de
Todas as mudanças foram concebidas e executadas com o objetivo de garantir e preservar a qualidade dos produtos, maior eficiência em
Miracema-Nuodex completa 60 anos
Neste ano de 2014, a Miracema-Nuodex completa 60 anos de expertise, tendo a inovação e o atendimento às necessidades de seus clientes
Otto Rohr : "O sucesso é uma jornada, não um destino"
A trajetória profissional e pessoal de Otto Rohr é a de um extraordinário empreendedor, que nunca deixou de cultivar valores como o
 
   
 

 

Adicione aos favoritos    |    Anuncie   |   Central de Notícias   |   Sindicatos   |   Feiras   |   Fale Conosco   |   Indique este site
© 1997-2014 - INFOTINTAS - O melhor portal de tintas do Brasil. Todos os direitos reservados