Profissionais do setor de tintas opinaram sobre 26 categorias de produtos pesquisados, além de outros quesitos
Nesta edição em que comemoramos os 59 anos da Revista Tintas & Vernizes, divulgamos o resultado da 3ª Pesquisa de Qualidade para Fornecedor de insumos para fabricação de Tintas do mercado. Foram meses dedicados, com muito trabalho e esforço até chegarmos aos resultados finais de cada uma das categorias pesquisadas. O objetivo da Pesquisa é apontar quais são os produtores, fornecedores e distribuidores de matérias-primas mais associados ao Conceito de Qualidade, tendo como universo os profissionais do setor de tintas, compostos por diretores, gerentes, químicos e engenheiros químicos. Pela formação e experiência, esses profissionais são os mais capacitados a opinar sobre os produtos pesquisados, já que, em muitos casos, decidem a compra dessas matérias-primas ou, no mínimo, influenciam essa decisão.
Para realizar esse levantamento e chegar ao resultado da 3ª Pesquisa, a Revista Tintas & Vernizes encaminhou um questionário com uma relação de 26 matérias-primas, além de Tanques e Contêineres, Equipamentos de Produção, Sistemas Tintométricos e Distribuidor de Produtos Químicos, aos leitores da revista com o perfil adequado nos últimos 03 meses (de junho a setembro de 2018), para que apontassem a empresa de melhor qualidade em sua opinião, em cada categoria pesquisada.
Vale ressaltar que a Pesquisa visa divulgar a preferência dos leitores da revista no quesito Qualidade do Produto e não na quantidade comprada e/ou negociada ou pontuar o market share de nenhum produto ou empresa. Outro item importante é que não há no questionário nenhum estímulo à resposta, como lista de opções ou sugestões de nomes, ou seja, as perguntas são abertas.
Nessa edição o tempo de captação das respostas foi menor, porém o número de empresas que participaram aumentou com relação à pesquisa do ano anterior. Neste ano foram recebidas 223 respostas válidas de aproximadamente 453 fabricantes de tintas do País, sendo que a região Sudeste foi a que mais interagiu com 58,74%, seguida pela região Sul com 34,08%, região Nordeste com 4,48%, região Centro-Oeste com 2,25% e a região norte com 0,45% do total de participantes. Os resultados estão apresentados em tabelas, uma para cada produto pesquisado, sendo que os volumes de indicações recebidas por cada empresa são dados em porcentagem.