A Evonik Industries anunciou a ampliação da sua capacidade de produção de sílica pirogênica
O volume de investimento, na faixa de dois dígitos de milhões de euros, será destinado para a expansão das instalações que processam a sílica hidrofílica para uma variedade hidrofóbica, na cidade de Rheinfelden (Alemanha).
“Nossa ampliação em Rheinfelden tem como objetivo apoiar o crescimento de áreas de aplicação existentes em segmentos especializados, além de abrir para usos inovadores”, diz Johannes Ohmer, membro da diretoria executiva da Evonik Resource Efficiency GmbH.
A capacidade adicional de 20% para produção de sílica hidrofílica estará disponível a partir do final de 2020. A empresa afirma que o produto, que é comercializado como Aerosil®, destaca-se pela sua baixa absorção de umidade, dispersão, pode ser usado no controle de reologia e como agente antissedimentante em sistemas de revestimento, materiais adesivos e selantes; e como espessante e agente antiaglomerante em borracha de silicone, em toners e em cosméticos.
“Rheinfelden é a planta original das nossas sílicas pirogênicas hidrofóbicas. Decidimos ampliar o site porque o investimento nos ajudará a aproveitar ainda mais as instalações existentes. Além disso, fatores como know-how de processo local e experiência específica de longa data com a construção e operação das plantas foram considerados essenciais para a decisão”, diz Andreas Fischer, responsável pela linha de negócios Sílica.