A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, conquistou simultaneamente três troféus na 36ª edição do Prêmio Eco, a principal premiação de sustentabilidade empresarial do Brasil, uma iniciativa da AMCHAM – Câmara Americana de Comércio. Na categoria Inovações de Produtos e Serviços Sustentáveis que Apontam Tendências de Consumo, a Rhodia foi destaque com duas premiações relativas ao solvente sustentável Augeo® Clean Multi, criado no Brasil a partir de fonte renovável, e ao Projeto Angela, que é a unidade de abatimento de gás de efeito estufa, instalada no conjunto Industrial da empresa em Paulínia/SP.
Na categoria Empresas Que São Destaques em Inserir Sustentabilidade na Estratégia e Gestão, a Rhodia foi premiada com a metodologia própria SPM – Sustainable Portfolio Management, para analisar e auxiliar a gestão e o desenvolvimento de produtos sustentáveis.
“Ganhar esses prêmios da AMCHAM é muito significativo porque reconhece os esforços da empresa em Desenvolvimento Sustentável. Nós criamos no Grupo Solvay um modelo de Química que valoriza a inovação e a sustentabilidade em todas as suas dimensões. A evolução do setor químico está ligada diretamente ao avanço nesses temas”, diz Daniela Manique, presidente do Grupo Solvay na América Latina.
Segundo Daniela, a empresa tem investido pesadamente em iniciativas de sustentabilidade. “Respeitamos o planeta e atuamos para atender as demandas atuais e futuras da sociedade, que exige das empresas e das pessoas mais responsabilidade com os recursos naturais. A valorização das fontes renováveis está no ‘DNA’ da empresa, inclusive no Brasil, onde a Rhodia – que está completando 100 anos de atividades em 2019 – foi pioneira no desenvolvimento da rota alcoolquímica”, afirma. O Grupo Solvay fixou o objetivo global de até 2025 (tendo como base o ano de 2015) reduzir em 40% a intensidade das emissões de gases de efeito estufa e ter 50% de seu faturamento associado a soluções sustentáveis. Em três anos, reduziu em 30% a intensidade das emissões, e as soluções sustentáveis já respondem por 43% do faturamento.