Ação tem o objetivo de divulgar ao público informações sobre a existência e os benefícios do Programa Setorial da Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias, e dá poder ao consumidor, que agora dispõe de ferramenta para descobrir se uma empresa ou marca é qualificada ou está em não conformidade
A Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) lançou no dia 21 de março, a campanha Tinta de Qualidade que é dirigida aos consumidores de tintas imobiliárias de todo país. O principal objetivo é informar o público sobre o que é uma tinta de qualidade em cada categoria (Econômica, Standard, Premium e Super Premium), a partir do trabalho desenvolvido pelo Programa Setorial da Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias, que analisa as tintas com base nas especificações técnicas do setor, normatizadas pela ABNT, identificando as empresas que atuam em acordo e as que estão em não conformidade. A campanha foi desenvolvida por uma agência de comunicação e terá duração inicial de 12 meses em todo território brasileiro. Ela envolve uma série de ações para consumidores finais, especificadores (pintores, arquitetos, engenheiros) e revendas.
A campanha atua por meio dos canais digitais e tem como ferramenta central a plataforma www.tintadequalidade.com.br , onde será possível consultar de forma prática e rápida se uma empresa ou marca está qualificada ou não. Com isso, de acordo com Antônio Carlos Oliveira, presidente-executivo da Abrafati, a campanha ajuda o consumidor a fazer escolhas seguras. “As pessoas precisam saber que existe um programa que verifica a qualidade das tintas no mercado brasileiro por meio de análise sistemática de produtos e que esse programa é a sua proteção, a sua garantia na hora da compra”, diz.
Ao escolher uma tinta listada como qualificada, a Abrafati admite que o consumidor tem a certeza de estar levando um produto testado e aprovado em relação ao cumprimento de padrões mínimos exigidos pelas normas técnicas no que se refere a poder de cobertura, durabilidade e resistência. Também significa que a tinta é produzida com matérias-primas de qualidade e de acordo com processos adequados. De acordo com o PSQ, as tintas não conformes exigem mais demãos na hora de pintar, não têm a mesma durabilidade em relação às intempéries e resistência à limpeza que um produto qualificado da mesma categoria.
Participação dos fabricantes de tintas
Para todos os fabricantes de tintas envolvidos com o PSQ, a campanha Tinta de Qualidade é muito importante porque vai deixar claro para os consumidores finais a diferença entre tintas que cumprem os requisitos das normas técnicas e as tintas não conformes. “O foco da campanha é justamente o consumidor, porque essa era uma lacuna que víamos no PSQ. O programa tinha um histórico muito positivo de contribuição para a evolução do mercado e a isonomia competitiva, mas não era conhecido pela sociedade, que continuava tendo dificuldades de separar o joio do trigo na hora de escolher e comprar a tinta”, assinala Fabio Humberg, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Abrafati ao informar que a campanha foi planejada e elaborada para cumprir da melhor forma esse objetivo, com peças direcionadas ao público leigo, com linguagem acessível e mensagens claras e diretas. De acordo com Humberg, houve uma participação muito ativa dos fabricantes em todo o processo de desenvolvimento da campanha, por reconhecerem a importância de comunicar melhor os benefícios trazidos pelo programa.
“Um ponto muito positivo da campanha é que não vamos apenas falar com os consumidores que existe um PSQ. Pelo modelo de campanha que nós montamos, vamos ter a oportunidade de nos aprofundarmos um pouco mais e explicar para eles que existem diferentes níveis de qualidade dentro do PSQ”, analisa Tamara Góes, gerente de produtos da AkzoNobel Tintas Decorativas.
“Entendemos que essa campanha vai levar informação para a grande maioria dos consumidores do Brasil que não tem tanto conhecimento do que é qualidade de tinta. A campanha e o PSQ garantem ao consumidor o direito dele em ter qualidade nas tintas que está comprando”, declara Ary Machado, diretor comercial da Universo Tintas.
“A campanha tem o formato informativo e usa as redes sociais para possibilitar um conteúdo dinâmico e próximo do público alvo”, destaca Michel Sentinelo, gerente de marketing da Montana Química.
Processo de análise e qualificação – As auditorias do PSQ – Tintas Imobiliárias são realizadas pela Tesis (Engenharia e Gestão de Programas de Qualidade, Meio Ambiente e Inovação), uma empresa independente credenciada pela Coordenação Geral do PBQP-H e acreditada como entidade gestora técnica de programas setoriais de qualidade.
Todas as amostras são coletadas em unidades fabris e em revendas do varejo e avaliadas no laboratório institucional do Programa, localizado no SENAI Mario Amato (responsável pelos ensaios de desempenho), e na CEIMIC Análises Ambientais.
Com os resultados desses ensaios, são emitidos trimestralmente a lista de fabricantes qualificados (empresas participantes do programa que tenham um histórico positivo de análises e mantenham constante a conformidade de todas as marcas de tintas produzidas em todas as suas unidades fabris) e a relação de empresas e marcas que estão fora da conformidade (são aquelas que fabricam sistematicamente produtos que não atendem às especificações das normas técnicas), permitindo um retrato fiel e sempre atualizado do mercado. Essas informações podem ser encontradas no site oficial do PBQP-H e também no site www.tintadequalidade.com.br desenvolvido pela Abrafati.