Como distribuidora exclusiva no mercado brasileiro, a Helm comercializará os produtos base cloro produzidos nas plantas americanas da INEOS Pigments
A Helm do Brasil assumiu no mês de agosto a distribuição exclusiva dos produtos em dióxido de titânio produzidos pela INEOS Pigments nas duas plantas localizadas nos Estados Unidos.
“Estamos muitos orgulhosos em anunciar a nossa parceria com a INEOS Pigments em TiO2, produto chave para a indústria de tintas brasileira. O trabalho certamente será de longo prazo e baseado nos princípios que norteiam ambas empresas”, diz Sérgio Melchert, diretor de químicos da Helm do Brasil, que pontua que as duas empresas já possuem um histórico de parceria sólida no México.
Criada em maio deste ano, a INEOS Pigments é uma nova unidade de negócios do Grupo INEOS, fruto da aquisição das duas plantas americanas de dióxido de titânio da Cristal. “O Grupo fatura mais de 60 bilhões de dólares no mundo, possui 170 fábricas em 25 países e conta com mais de 20 mil funcionários distribuídos em 34 diferentes pontos de negócios”, contextualiza Luiz Friedman, diretor de vendas na América Latina da INEOS Pigments.
No Brasil, a parceria de distribuição foi firmada com a missão de ampliar a estratégia de negócio e a presença da INEOS Pigments na indústria de tintas. O diretor da INEOS analisa que o mercado brasileiro para dióxido de titânio é o maior e um dos mais importantes da América Latina, sendo impulsionado principalmente pelo setor de tintas e por outros segmentos como o de plásticos. “Será a primeira vez que teremos um distribuidor exclusivo para nossos produtos de base cloro produzidos nas plantas americanas e oferecidos no mercado brasileiro. É de extrema importância utilizarmos este canal de comercialização como forma de identificar e atender as oportunidades de negócios. A operação de distribuição no Brasil irá se somar às vendas diretas já realizadas pela INEOS Pigments e ampliar o atendimento aos clientes de diversos setores e tamanhos”, avalia Luiz.
Entre suas características de operação, a distribuição está focada na importação e disponibilização com estoque local de produtos para atender o mercado e suas variações. Do portfólio que chega ao mercado brasileiro, serão comercializadas todas as linhas de dióxido de titânio base cloro que, de acordo com os diretores, é uma matéria-prima de referência em tecnologia de alta performance no mercado global, com ênfase para o RCL 595.
“A Helm tem proporcionado aos clientes do mercado de tintas um excelente atendimento tanto no Brasil como nos demais 29 países em que atua, buscando antecipar as suas demandas e necessidades tanto em volume como na prestação de serviços, oferecendo ao mesmo tempo um preço alinhado ao do mercado”, afirma Sérgio da Helm do Brasil, exaltando ainda a expertise da empresa no mercado Brasileiro em outros segmentos, exemplificando que já é um dos maiores revendedores de metanol, além de ter uma posição relevante em produtos como a Melamina, com um faturamento estimado em R$ 550 milhões para o segmento químico em 2019.