16ª edição da ABRAFATI celebrou 30 anos de contribuição para a indústria de tintas. Além disso, grande movimento no estande da revista Tintas & Vernizes, assim como nos demais estandes e corredores, e dos auditórios cheios, mostram que o setor tem disposição para fazer negócios e buscar novas tecnologias
Entre os dias 1 e 3 de outubro, a ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas promoveu a 16ª edição da ABRAFATI 2019, maior evento do setor na América Latina e um dos principais de todo o mundo, no São Paulo Expo, na capital paulista. O evento, que comemorou 30 anos de contribuição para a indústria e o mercado, reuniu 237 expositores das Américas, Europa e Ásia, entre os mais significativos fornecedores de matérias-primas, equipamentos, tecnologias e serviços para a indústria de tintas. Foram registrados mais de 13 mil visitantes, sendo 975 estrangeiros. Entre os destaques desta edição, estavam as participações de importantes personalidades do setor que realizaram as 3 sessões plenárias do evento: o CEO global da AkzoNobel, Thierry Vanlancker; o diretor da área digital da BASF América do Sul, Fabiano Sant´ana; e o presidente do World Coatings Council (Conselho Mundial de Tintas) e CEO da American Coatings Association (Associação Americana de Tintas), Andy Doyle.
A revista Tintas & Vernizes esteve presente com estande em mais uma edição da Feira e Congresso da ABRAFATI, onde 237 empresas estavam presentes destacando suas melhores e mais recentes soluções para a indústria de tintas. Foram apresentados 150 trabalhos técnicos de alto nível, sendo apresentados pelos principais especialistas, personalidades de altíssimo nível que trouxeram reflexões fundamentais nas sessões plenárias, além de atrações especiais que agregaram valor à programação do evento, tudo isso em um ambiente propício à interação e ao networking.
Percorremos todos os corredores e entrevistamos empresas e palestrantes presentes durante a exposição e congresso e pudemos presenciar o otimismo nas palavras dos entrevistados. É perceptível que os resultados e efeitos desse otimismo se estenderão ao longo dos próximos meses, envolvendo a geração de negócios, a formação de alianças estratégicas, a incorporação de inovações às tintas e ao processo produtivo, a disseminação de conhecimentos e conteúdos essenciais, a visualização de tendências e oportunidades, o estreitamento de relações entre variados players da cadeia e muito mais.
Ao longo dos três dias a palavra-chave para o setor foi colaboração, com a abertura de oportunidades para que todas as empresas e os profissionais que constroem a indústria de tintas estivessem reunidos, com condições extremamente favoráveis para a discussão de ideias e projetos. Outras quatro palavras-chave que estiveram presentes durante todo o tempo nas atividades do evento, assim como nas conversas e reflexões foram: inovação, relacionamento, negócios e sustentabilidade.
A revista Tintas & Vernizes teve sua parcela de contribuição ao incluir em seu estande uma programação de Bate-Papos com renomados consultores do mercado que possuem um altíssimo nível e enorme bagagem técnica e profissional, buscando promover a atualização técnica a todos os profissionais interessados de forma gratuita, bem como fomentando um maior relacionamento entre os fabricantes e os consultores, além dar um suporte e ajuda a esses profissionais que assistiram aos Bate-Papos para melhorar seus conhecimentos técnicos e seu negócio como um todo, sempre através de conscientização ambiental e sustentabilidade.
Segundo o presidente-executivo da ABRAFATI, Antonio Carlos Oliveira, a ABRAFATI 2019 superou as expectativas: “estamos extremamente felizes com o resultado. Tivemos uma surpreendente participação de público no nosso Congresso Internacional de Tintas, com palestras muito bem apresentadas e plenárias extremamente interessantes. Houve um interesse muito grande pelos temas, sem contar a excelente contribuição dos palestrantes. Nessa edição fizemos a integração com o varejo, demos ênfase na cadeia produtiva, na sustentabilidade e deixamos um legado em relação a transformação digital no nosso setor. Por meio dos olhos das pessoas e feedbacks, notamos que esta edição não foi apenas exposição, mas sim, se caracterizou pelo business, com foco em fazer novos negócios, inclusive internacionais, já que tivemos forte participação de visitantes de diversos países”. Telma Florêncio, diretora de eventos corporativos da ABRAFATI, lembrou que, em 2017, a grande mensagem foi desruptura e notou que o setor de tintas reagiu a isso. Agora, em 2019, a mensagem foi a transformação digital. “Nosso setor conseguiu absorver a questão da desruptura dos processos e se renovou. A inovação relacionada à transformação digital é o ponto principal para os próximos anos e essa foi a grande mensagem nos estandes da exposição e no congresso. Outro aspecto é que, em todos os continentes, um ponto em comum é a busca pela qualidade do produto e estamos atentos a nova geração de consumidores que pensa em qualidade e também naqueles produtores que fazem seu produto de forma sustentável”, conclui.
Para a diretora executiva da revista Tintas & Vernizes, Francely Morrell, a transformação digital já vem dando sinais ao longo dos anos. “Estamos na vanguarda desse processo, visto que lançamos nosso aplicativo há 6 anos e temos atuado fortemente em nossas redes sociais buscando levar a informação para o maior número possível de leitores. A era digital chegou”, finaliza a diretora.
ABRAFATI 2019: FATOS E NÚMEROS
Congresso
- 90 conferências técnicas em seis auditórios
- 39 trabalhos na Sessão Pôster
- 15 conferências e um painel no Seminário ABRAFATI-RadTech South America de Cura por Radiação
- 3 sessões plenárias com personalidades de grande destaque
- 45% de palestrantes internacionais
- 1.478 congressistas
- 19 patrocinadores
Exposição
- 237 expositores, de todo o mundo, entre eles o estande da revista Tintas & Vernizes
- Milhares de lançamentos e soluções inovadoras em exposição
- Área da Exposição: 19.831 m2 (área total incluindo Exposição e Congresso = 21.397 m2)
- 13.495 visitantes no total (incluindo profissionais dos expositores)
- 975 visitantes estrangeiros
- 45 palestras de apresentação de lançamentos e produtos, com público total de 1.352 pessoas
- Início do trabalho em parceria entre ABRAFATI e NürnbergMesse – uma das principais promotoras de feiras e eventos do mundo –, com o objetivo de agregar a expertise dessa empresa a um evento que já tem grande sucesso, fazendo com que dê mais um salto qualitativo e esteja alinhada ao que existe de mais inovador no mundo.
Outros fatos que merecem destaque
- 16ª edição do evento, que completou 30 anos (1ª edição em 1989).
- Ótimos resultados relacionados aos grandes objetivos do evento: estimular a inovação, disseminar conteúdo e conhecimentos, proporcionar oportunidades de relacionamento e impulsionar os negócios.
- Continuidade do crescimento da participação estrangeira, tanto na Exposição quanto no Congresso.