Pioneira no mercado nacional de tintas e vernizes, a publicação é uma referência no segmento e fez parte da história e da evolução do setor. Além da tradição de 60 anos, segue antenada com as novas tendências e prioriza a qualidade editorial impressa e digital impulsionada pela seriedade, profissionalismo e paixão pela cadeia produtiva
O ano de 1959 foi um marco para a comunicação brasileira segmentada. Foi quando surgiu a primeira publicação da Revista Tintas &Vernizes que, naquela época, era considerada órgão oficial do Sitivesp (Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo). A ideia de criar uma revista específica para o setor foi de Homero Bellintani (in memorian) que era diretor-presidente da Super Companhia Industrial de Tintas, Vernizes e Resinas. Ele incentivou o jornalista Francis Louis Morrell, fundador da Morrell Editora (in memorian), que na época trabalhava na revista da montadora Ford. Com isso, no mês de outubro de 1959 foi divulgada a primeira edição da Revista Tintas & Vernizes, com Bellintani na direção geral e Morrell como diretor superintendente, contando ainda com a colaboração de Orlando Lavieiro Ferraiuolo, então presidente do Sitivesp.
No início a publicação tinha o formato pequeno, como se fosse uma revista de bolso. No entanto, em 1969, tornou-se uma revista com o padrão atual e passou a ser produzida pela empresa Morrell Editora. Cinco anos depois, com o sucesso da Tintas & Vernizes, vieram outras publicações também pioneiras no mercado: o Jornal do Pintor (que existe até hoje, é referência para os pintores e lojistas e celebrou recentemente 55 anos) e o Anuário Brasileiro de Tintas & Vernizes, criado em 1975.
Tradicional e atualizada – Desde a década de 90, os filhos do jornalista Morrell – Francely Morrell e Francis Louis Morrell Júnior – dão continuidade ao trabalho pioneiro do pai. O grande legado deixado pelo Morrell, que sempre foi muito respeitado e querido pelo setor de tintas, é constantemente lembrado. “Não nos esquecemos um só minuto de todos os conselhos e aprendizados do meu pai. Com ele aprendemos que ética, profissionalismo e paixão pelo o que fazemos são os pilares que sustentam a nossa empresa. É por isso que, apesar das adversidades e mudanças que atingem o mundo dos negócios, continuamos com uma atuação sólida e comprometida com a valorização dos relacionamentos, a inovação e em agregar valor ao mercado”, destaca Francely Morrell, diretora executiva da Revista Tintas & Vernizes.
Apesar das memórias registradas nas páginas da única revista que há 60 anos retrata o crescimento da indústria de tintas e da construção civil em diferentes cenários de planos econômicos e avanços tecnológicos; a Tintas & Vernizes é atual e desbravadora, estando sempre à frente. Atualmente, conta com a versão impressa, a digital (o portal foi totalmente reformulado e ficou mais informativo e dinâmico) e com aplicativo disponível para Android e iPhone (mais de 3.700 downloads) onde é possível ler toda a revista, além de ter canais nas redes sociais (mais de 1.000 seguidores no Instagram e 10.700 curtidas no Facebook).
Outra iniciativa é o projeto de Conferências Técnicas que leva palestras de elevado nível técnico para todos os profissionais e estudantes do Brasil. Ele foi idealizado pela Revista Tintas & Vernizes (não havia similar), assim como foi a primeira revista brasileira na cobertura de exposições internacionais como a European Coatings, na Alemanha; Anafapyt, no México, Andina Paint, na Colômbia e Report, na Argentina. E mais: com o apoio do Jornal do Pintor, a Revista Tintas & Vernizes criou a Pesquisa de Qualidade para os Fornecedores de Matérias-Primas para Tintas, que este ano está em sua 4ª edição.
“Estamos há 60 anos acompanhando todas as evoluções técnicas e comerciais do mercado que está cada vez mais dinâmico. Todas essas iniciativas e ativações reforçam a comunicação entre a indústria e os profissionais”, assinala Francely ao destacar que a Revista Tintas & Vernizes foi eleita pelos químicos e gerentes de suprimentos das indústrias de tintas e vernizes a melhor revista técnica e de fonte de consulta necessária na bancada dos laboratórios. “Honramos nossos compromissos valorizando nossos leitores, clientes e parceiros. Nosso objetivo é levar informação rápida e atualizada ao leitor com matérias relevantes sobre a indústria e produtos inovadores. Esses são os valores com que conduzimos nosso trabalho e que pretendemos passar adiante para a futura geração que assumirá o negócio”, conclui a diretora executiva.