No final de setembro, a BASF concluiu a transferência de seu negócio de Químicos para Construção para uma afiliada da Lone Star, empresa global de participação societária. O preço de compra à vista e sem dívidas é de € 3,17 bilhões; e o negócio de Químicos para Construção agora forma o recém-fundado Grupo MBCC, com sede em Mannheim, na Alemanha. “Lone Star tem sido um parceiro profissional nesta transação e está comprometida com o futuro sucesso do negócio”, afirma Saori Dubourg, membro da Junta Diretiva da BASF SE ao acrescentar: “apreciamos muito os enormes esforços para realizar a transferência e fechar o negócio de maneira rápida e decisiva. Desejamos à equipe de Químicos de Construção muito sucesso para o futuro”.
A redução dos ativos e passivos do negócio de Químicos para Construção e o ganho de alienação relacionado serão refletidos nos relatórios financeiros da BASF no quarto trimestre de 2020. Os pagamentos recebidos no contexto da transação até 30 de setembro serão incluídos nos fluxos de caixa de investimentos de atividades na Demonstração dos Fluxos de Caixa do terceiro trimestre de 2020.
Para relembrar, em 21 de dezembro de 2019, a BASF e uma afiliada da Lone Star assinaram um contrato de compra para a aquisição do negócio de Químicos para Construção da BASF. Com cerca de 7.500 funcionários, o negócio de Químicos para Construção opera com locais de produção e escritórios de vendas em mais de 60 países e gerou vendas de cerca de € 2,6 bilhões em 2019.