Com quase 80 anos, empresa iniciou sua produção com glicerina de origem animal, depois passou a fabricar ácidos graxos de origem animal e vegetal, e há mais de 20 anos ingressou no mercado de distribuição de produtos químicos
Com uma trajetória que se mescla com a história do setor químico brasileiro, a Química Anastacio celebra seus quase 80 anos de atuação. Fundada em 1941, pelo imigrante alemão Frederico Krueder, a empresa iniciou suas atividades em São Paulo, na Vila Anastácio, com a produção de glicerina de origem animal e, logo depois, deu início a fabricação de ácidos graxos de origem animal e vegetal. O ingresso no mercado químico aconteceu 60 anos da sua fundação com a distribuição de produtos e fortalecimento de parcerias nacionais e internacionais.
“Hoje a Química Anastacio é uma das maiores distribuidoras de produtos químicos da América Latina. Oferecemos um portfólio completo para os segmentos de beleza e saúde, nutrição animal, esportiva e humana, e processos industriais”, afirma Jan Krueder, CEO, ao contextualizar que ao longo de toda sua jornada a Química Anastacio vem contribuindo de forma significativa para o setor químico atuando na distribuição, produção própria e em parceria com terceiros. “Com o apoio dos nossos times de inteligência de mercado e de desenvolvimento de novos negócios, mapeamos mundo afora os principais fabricantes de matérias-primas consumidas pelo setor de tintas e, assim, disponibilizamos aos clientes produtos de qualidade, com custos competitivos e pronta entrega”, salienta o CEO.
Atuando no mercado nacional e internacional, a empresa conta com um portfólio com mais de 1.000 produtos; atua com a importação de 65 países e com mais de 400 fornecedores homologados. Sua sede em São Paulo possui dois laboratórios de análise física e de aplicação; capacidade de armazenagem para 25 mil posições pallets; parque de graneis e blends contando com 45 tanques e reatores; sala de inflamáveis com 1.980 m² e 1.730 posições pallets; e certificações como ISO 9001, COVISA, ANVISA, SEDEX, ECOVADIS, CDP e RSPO.
“Pelo tamanho do Brasil e pela demanda cada vez maior por parte dos nossos clientes de estocagem, atendimento e suporte comercial local, estamos expandindo nossa estrutura física e de atendimento para atender melhor as diferentes regiões do Brasil”, pontua Jan Krueder ao adiantar a expansão de um centro de distribuição e parque graneis em São Paulo; outros centros de distribuição na cidade de Barueri (SP), em Suape (PE), Goiás, Itajaí (SC) e Rio Grande do Sul. Já para atendimento internacional, possui estrutura com pontos comerciais e de distribuição na Argentina, Colômbia, Perú, México, Panamá e China.
“Os investimentos têm se concentrado principalmente em infraestrutura, qualidade e tecnologia. O novo centro de distribuição de Barueri (SP) é totalmente verticalizado, dobrando a nossa capacidade de armazenagem, e triplicando a capacidade de recebimento e de expedição”, comenta ao enfatizar a recertificação de ISO e RSPO de sustentabilidade em toda a cadeia de fornecimento; a aquisição de novos reatores, que possibilitaram maior velocidade nos processos e qualidade na nossa produção final de oleolefinas; o avanço na implantação completa do ERP e a introdução de um novo CRM.
“Na posição de uma das maiores distribuidoras de químicos da América Latina, podemos também proporcionar produtos de qualidade a custos competitivos, mediante nossa estrutura internacional e compra em escala. Nesses tempos atuais de incerteza e volatilidade, queremos ser reconhecidos por nossos clientes e fornecedores, como um parceiro comprometido com o qual se pode contar em todas as circunstâncias”, finaliza o CEO.