Programa promove a logística reversa de embalagens de aço e, ao longo da sua história, registra crescimento tanto no número de toneladas recicladas, como em parcerias que viabilizam o seu trabalho em todo país
Fruto de uma iniciativa da Abeaço – Associação Brasileira de Embalagem de Aço, com coordenação e patrocínio em conjunto com a Abrafati – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas, a Prolata foi criada em 2012, como uma instituição sem fins lucrativos com o objetivo de destinar de forma ambientalmente correta as latas de aço depois do uso.
A Revista Tintas & Vernizes sempre acompanhou os passos da Associação e suas conquistas durante esses 10 anos. Com objetivos claros de viabilizar a reciclagem das embalagens de aço, bem como abrir canal direto de comunicação com o público consumidor, fomentar centros de reciclagem e parcerias com cooperativas de materiais recicláveis, e gerar estatísticas confiáveis sobre os índices de reciclagem de latas de aço, a Prolata ganhou notoriedade em diversos setores do mercado brasileiro e celebra números positivos.
A Associação divulgou que no primeiro trimestre de 2022, entre janeiro e março, foram recicladas mais de 16 mil toneladas latas de aço, com aumento de 79% em comparação ao trimestre anterior. Entre os estados que mais reciclaram, Pernambuco, Bahia e Paraná foram os três protagonistas, sendo os dois primeiros estreantes no ranking.
De acordo com a presidente executiva da Associação Brasileira de Embalagem de Aço e diretora executiva da Prolata, Thais Fagury, o número de cooperativas parceiras também aumentou e atualmente a Associação conta com 65 cooperativas, em 15 estados, totalizando 1.657 cooperados, volume que representa crescimento de 3% em relação ao ano anterior. Além disso, há 36 entrepostos parceiros e o apoio de 14 fabricantes de latas de aço, 29 fabricantes de tintas, 10 fabricantes de alimentos, 30 redes de varejo e três grupos siderúrgicos, responsáveis pela revalorização e reciclagem do material.
A diretora sinaliza também sobre a importância do trabalhado realizado para estimular o descarte correto pelos consumidores das latas já utilizadas. Para isso, a Prolata atua com campanhas de comunicação e auxílio na implantação de pontos de recebimento em parceria com as redes varejistas. “Hoje, existem 215 pontos distribuídos por todo o país, garantindo presença municipal 27% superior ao ano anterior”, afirma Thais.
A comemoração dos 10 anos de história do Programa foi realizada em São Paulo com um evento que reuniu fabricantes de latas, tintas e alimentos, representantes do varejo, siderúrgicas cooperativas, parceiros e entidades gestoras. “Foram os associados que acreditaram em todo o processo. Inicialmente, tínhamos 15 parceiros. Hoje, além dos fabricantes de latas, também temos 29 fabricantes de tintas, 30 redes de varejo e 10 fabricantes de alimentos”, ressalta a diretora e menciona que a Abrafati foi a primeira da cadeia de envasadoras que acreditou no projeto.
“Reconhecemos a qualidade no atendimento à Política Nacional dos Resíduos Sólidos e empenho em prol à sustentabilidade, garantindo as melhores soluções para os resíduos sólidos”, salientou Fabio Humberg, coordenador da Abrafati, durante o evento e homenageou a Prolata com uma placa para exaltar a importância da Associação.