A CMP é mais do que uma fabricante de embalagens; é um exemplo de perseverança, inovação e excelência que se destaca como um testemunho vivo do espírito empreendedor brasileiro e da capacidade de transformar metal em funcionalidade e negócios prósperos e sustentáveis. Apesar de completar 100 anos, é uma empresa à frente do tempo, supermoderna combinando pesquisa, sustentabilidade, interação com o mercado e inovação para se manter atualizada e relevante. A rica trajetória da empresa e de sua família fundadora, agora sob a liderança da quarta geração, foi imortalizada em uma publicação especial. Este livro, repleto de narrativas detalhadas e uma visão abrangente dos marcos empresariais, serve como um pilar para a atual administração e, com o respaldo deste documento histórico, a Revista Tintas & Vernizes entrou no túnel do tempo da CMP, para conhecer a essência de uma história linda que continua a ser escrita e reverenciada até os dias atuais
Durante sua notável trajetória, a CMP demonstrou uma capacidade excepcional de navegar pelas dinâmicas do mercado com destreza. A empresa não apenas se ajustou às flutuações econômicas, mas também foi participante ativa dos eventos macroeconômicos que moldaram tanto o cenário global quanto o local; e seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação permitiu que a empresa superasse desafios e se mantivesse à frente como uma instituição que representa a história industrial de São Paulo e do Brasil.
À medida em que celebra seu centenário, a CMP olha para o futuro com a mesma determinação que tinha em seu início. Com planos de expansão e novas tecnologias, a empresa está pronta para continuar sua jornada de sucesso por muitos anos. “Atualmente, com uma diretoria executiva competente e muito bem formada, com diretores experientes e com muito tempo de casa, continuamos a investir em novas tecnologias, visando o futuro e perpetuando as nossas atividades. A CMP é uma empresa bem estruturada e sinto realmente orgulho e gratidão de chegar junto aos 100 anos da empresa. Isso só é possível, primeiramente, graças a Deus, e aos nossos colaboradores, fornecedores e clientes que nos prestigiam”, declara o CEO, José Villela de Andrade Neto, executivo na CMP há mais de 50 anos, ao mencionar: “como uma empresa de gestão familiar, encaramos a questão da sucessão com grande responsabilidade. É essencial que os sucessores tenham a experiência necessária para liderar, pois nossa prioridade é maximizar os dividendos e promover melhorias contínuas na empresa. Tudo isso é feito com extrema seriedade, assegurando que a integridade e a solidez da empresa sejam preservadas”.
A CMP é uma empresa familiar que começou suas atividades em 1924, em Andrelândia, Minas Gerais. O fundador, Lincoln de Azevedo, começou fazendo latas para guardar manteiga e grandes latões para leite, que eram muito usados nas fazendas da região, no entanto, graças à sua visão empreendedora, notou na época que havia mais oportunidade em São Paulo/SP, então levou toda a operação para a cidade, instalando-se no bairro da Mooca, onde a CMP permaneceu por 89 anos, crescendo e se tornando importante na indústria de embalagens.