
Prestes a completar 40 anos, a Multicel vem transformando o mercado com sua expertise em pigmentos inorgânicos de alto desempenho e, atualmente, está em pleno processo de expansão e consolidação. Sob a liderança do diretor, Leonardo Di Nino, a empresa se posiciona como a escolha ideal para soluções em cores seja para tintas, plásticos, agroindústria e outros setores, oferecendo um portfólio amplo e versátil com novidades como a Linha MIFAR de dispersões pigmentárias. A Multicel não é apenas uma empresa, é uma parceira estratégica que reúne profissionais engajados em todos os continentes, dedicados ao desenvolvimento de produtos e à análise das tendências de mercado com o compromisso de fornecer soluções que atendam às necessidades presentes e futuras dos clientes
A Multicel comemora em setembro de 2024 os seus 40 anos de fundação e, desde 1984, é fabricante de pigmentos inorgânicos de alto desempenho. Fatos marcantes embalam a sua jornada. Em 2007, a empresa passou a fazer parte da James M. Brown Ltd, empresa inglesa presente no mercado desde 1926 e membro do grupo de empresas Tennants Consolidated. Em 2015, passou a produzir e comercializar linhas de dispersões pigmentarias (base água), e no ano seguinte, 2016, incorporou a tradicional fabricante nacional de óxidos e pós-metálicos, a JB Química, atuante no mercado desde 1995, com uma terceira unidade fabril também localizada em São Paulo/SP.
Atualmente, a Multicel se encontra em expansão e consolidação no mercado. De acordo com o diretor, Leonardo Di Nino, a empresa é focada em oferecer soluções em cores, com um portfólio amplo para diversas aplicações e capacidade técnica para desenvolvimento de projetos especiais e personalizados de acordo com a necessidade dos clientes. “Temos investido na expansão do time comercial, no mês de julho contratamos mais duas vendedoras com amplo conhecimento técnico e comercial, além disso, estamos investindo na estruturação do nosso departamento técnico com a criação de um novo laboratório voltado para aplicações”, revela Leonardo.
O portfólio abrange pigmentos inorgânicos utilizados nos mercados de plástico, tintas base solvente e tintas de alta performance; pigmentos complexos inorgânicos com pigmentos isentos de metais pesados, com excelentes características técnicas tais como resistência às intempéries, elevada resistência química e resistência a temperatura até 1000 °C, muito utilizado no segmento de vidros e tintas especiais; bem como pigmentos orgânicos utilizados em diversas aplicações como plástico, tintas imobiliárias, industriais, flexo, entre outras; linha de pigmentos de efeito como de glitters e pérolas com diversas cores e tamanhos de partícula e para diversas aplicações como tintas, plásticos e material escolar; além das linhas de pigmentos fluorescentes e dispersões pigmentárias. Com essa gama de opções, a Multicel oferece soluções para sistemas base água de tintas, base óleo/ plastificante utilizada em material escolar (giz de cera) e PVC flexível, base poliol poliéter para fabricação de espumas de poliuretano; e conta com a nova Linha MIFAR de dispersões apresentadas na forma de chips compostas por pigmento, resina e plastificante que são pré-dispersos em sistema de calandra. Essa linha abrange dispersões à base nitrocelulose, éster, butirato de celulose, poliamida, acetato cloreto de vinila, entre outras, que são utilizadas em tintas industriais. Também tem a Linha Agro composta por polímeros (film coating) e pó secantes para atendimento às empresas que realizam TS (tratamento de sementes) ou TSI (tratamento de sementes industrial). “Nossa principal novidade em dispersões pigmentárias é a linha da MIFAR que possui alguns diferenciais no processo produtivo como diminuição do tempo para produção do concentrado de cor; material 100% sólido (não sofre com a variação de perda de solventes voláteis como os concentrados líquidos comuns), entre outros. Além disso, proporciona ao produto final maior brilho, mais transparência do filme, poder tintorial e realce de cor da tinta”, informa o diretor.
Leonardo também ressalta que a Multicel possui um time técnico altamente capacitado. “Nossos laboratórios possuem coloristas que realizam controle de todos os lotes produzidos, além de equipamentos de alta tecnologia para assegurar os parâmetros quantitativos. Somos uma empresa certificada ISO 9001, com processos bem definidos e estruturados, com objetivo de sempre ofertarmos os melhores produtos ao tão exigente mercado de tintas”, enfatiza o executivo. Ele reforça que o grupo possui entre as suas empresas uma fabricante de pigmentos orgânicos, ATC – Asahi Tennants Colours, com o foco de garantir estabilidade e qualidade aos produtos; e conta com profissionais engajados em todos os continentes, desenvolvendo produtos e observando as tendências dos mercados, para fornecer produtos que atendam as necessidades atuais e futuras dos clientes.
“Nosso compromisso principal é ser uma empresa que utiliza a tecnologia e o conhecimento para desenvolver produtos de qualidade buscando crescimento sustentável e agregar valor às partes interessadas. Nossas parcerias estratégias são consolidadas com empresas do próprio grupo Tennants, podemos mencionar como exemplo a Asahi Tennants nosso fornecedor/parceiro de pigmentos orgânicos da linha azo e a Asahí Songwon responsável pela nossa linha de ftalos. Além disso, estamos sempre buscando novas parcerias para trazer o que há de melhor para o mercado brasileiro”, revela Leonardo.
Segundo ele, transparência e dedicação são os pilares da Multicel no atendimento aos clientes, somados ao compromisso em prestar o suporte necessário durante todo o processo da venda e em novos projetos e desenvolvimentos. “Como parte de um grupo internacional, a Multicel busca conquistar os seus clientes pela qualidade de seus produtos e serviços, individualmente, já exportamos nossos produtos para todos os continentes, e como grupo temos uma presença diversificada que nos propicia a exposição aos diversos setores do mercado global”.