Com crescimento de 1% no comparativo com 2019, companhia registrou resultados sólidos em um ano desafiador em meio à COVID-19, com bons resultados em Nutrição e importante recuperação em Materiais no quarto trimestre
A DSM, empresa global de origem holandesa baseada em ciência para Nutrição, Saúde e Vida Sustentável, fechou o ano de 2020 com €8,106 bilhões em vendas, 1% a mais que no período anterior. Considerando que foi um ano atípico e que muitos setores foram afetados pela pandemia da COVID-19, o resultado foi considerado sólido pela companhia, com destaque para a área de Nutrição, que obteve crescimento de 6% nas vendas de todo o ano, e uma importante recuperação de 14% no volume de vendas na área de Materiais no quarto trimestre, setor que foi o mais impactado pela pandemia.
“Em meio aos desafios sem precedentes da pandemia, mantivemos nossa determinação de continuar com o fornecimento para os nossos clientes, o que nos permitiu registar um bom desempenho financeiro na área de Nutrição. No quarto trimestre, as condições de negócios em Nutrição Humana permaneceram fortes, principalmente em suplementos dietéticos, reforçando a importância da ‘saúde através da Nutrição’, enquanto o crescimento de Nutrição Animal foi retomado após a redução de estoque do meio do ano. No mesmo período Materiais registrou uma recuperação muito forte da demanda impulsionada pelo setor automotivo”, detalham os Co-CEOs da DSM, Geraldine Matchett e Dimitri de Vreeze.
Para 2021, a DSM espera obter um aumento de um dígito no EBITDA Ajustado em Nutrição, que apresentou €1,338 bilhão em 2020, e a recuperação contínua de Materiais, a qual a DSM espera um crescimento de dois dígitos do EBITDA ajustado para o Grupo, que neste ano foi de €272 milhões, com a continuação de um bom fluxo de caixa operacional líquido ajustado. Além de registrar a porcentagem de crescimento de meio dígito de vendas orgânicas gerais da companhia, acima de 20% de Margem EBITDA Ajustada.
Na sua estratégia de crescimento voltada motivada por propósito e desempenho, para a DSM Sustentabilidade e Inovação são os principais impulsionadores de crescimento do plano estratégico de longo prazo. Em mercados relacionados à Nutrição, Saúde e Vida Sustentável, a companhia está bem posicionada para usar seus recursos e gerar um impacto positivo, além de agregar valor para todos os públicos de interesse.
Especificamente em Nutrição, a DSM prevê uma amplitude significativa para crescimento e inovação do negócio. O sucesso do modelo de negócio exclusivo de Nutrição combinando ‘produtos globais’ e ‘soluções locais’ é evidente em seu histórico de 6% de crescimento das vendas orgânicas e 10% do EBITDA Ajustado na CAGR (taxa anual composta de crescimento) de 2015 a 2020. Aquisições recentes como CSK, Glycom e o Grupo Erber, fortaleceram ainda mais a proposta de valor da DSM para os clientes. Daqui para frente, Nutrição manterá um forte crescimento com base em seu modelo de ‘produtos globais’ e ‘soluções locais’.
Em Materiais, a DSM apresenta um forte potencial de crescimento e receita, estando bem posicionada na área estratégica de Vida Sustentável. Após o anúncio da venda dos negócios de Resinas e Materiais Funcionais à Covestro AG, a área passou a ser composta pela DSM Engenharia Materiais e DSM Materiais de Proteção. A empresa continuará a desenvolvê-los em um negócio especializado mais resiliente, de maior crescimento e de alta margem de lucro. A sua oferta responde à crescente procura de produtos que protegem a saúde das pessoas e do planeta, adicionando novas soluções de base biológica e circulares.