Brasilidades foi o tema escolhido para fazer referência a criatividade, a exuberância e a diversidade que formam a identidade cultural brasileira
“50 Anos de Brasilidades”. Esse é o conceito da campanha que celebra o meio século de história da indústria de tintas Iquine que tem capital 100% nacional. Além do legado, a campanha busca transmitir o orgulho, o amor e o respeito que a tintas Iquine tem pela pluralidade do Brasil, fonte constante de inspiração. Para isso, a empresa apostou em uma trilha sonora vibrante. Com a música Jack Soul Brasileiro, composta pelo pernambucano Lenine, um dos maiores nomes da música nacional, a experiência é uma verdadeira composição poética à alma brasileira, reunindo sua essência e sua diversidade. E agora, de forma inédita, em interpretação única de BaianaSystem, essa canção icônica ganha uma nova leitura, infundida com o vigor e os ritmos característicos da banda que vem revolucionando a sonoridade brasileira.
A gerente de marketing e inovação, Magaly Marinho, explica que a Iquine traz em sua trajetória um crescimento baseado em uma estratégia de distribuição com alta capilaridade atingindo desde grandes centros até o interior. Em 2020 por meio da aquisição da sua então concorrente cearense – a Hidracor – ampliou ainda mais sua capacidade produtiva e o seu mkgt share. “Somos a maior indústria de tintas 100% brasileira, fundada por um empreendedor que tem uma história de superação e ousadia típica do nosso povo. Para fortalecer o posicionamento da marca Iquine em oferecer produtos para diversos públicos, desenvolvemos uma campanha que adotou uma linguagem de diversidade, refletindo a capacidade da marca de se comunicar com uma ampla gama de consumidores. A Iquine se tornou uma marca democrática, com uma distribuição que alcança diversas regiões do Brasil e com um portfólio de produtos que atende a todos os públicos e classes”, menciona Magaly.
Fortalecendo esse posicionamento, ao criar o sistema tintométrico, a empresa inovou ao desenvolver uma estratégia em que consegue oferecer todas as cores com o mesmo preço da cor base, o branco. Além disso adotou um novo formato de nomenclatura do seu leque de cores onde todas as cores possuem nomes da fauna, flora, locais e elementos da cultura brasileira. “Assim nasceu a ‘Coleção Aquarela Brasil’, com milhares de opções para o consumidor. A história da empresa, seu DNA brasileiro e toda a trajetória até chegar a ser a maior indústria nacional do setor conduziram o direcionamento da campanha ‘50 anos de brasilidades”, reitera a gerente de marketing e inovação.
A Campanha
De cores, sabores, culturas, ritmos, tradições e pessoas. A Iquine entende que o que faz o Brasil ser único é essa diversidade que inspira ao longo da sua história, com um DNA 100% brasileiro. “Em um país tão diverso, a brasilidade é uma questão importante porque contribui para a definição da cultura e com a formação da identidade nacional”, ressalta Magaly. O termo, relativamente recente na língua portuguesa, passou a ser difundido no início do século XX, pelos modernistas brasileiros, artistas e escritores que defendiam uma cultura brasileira mais autêntica livre das influências europeias. A palavra “brasilidade” refere-se à qualidade, características ou sentimentos associados à identidade cultural brasileira que está associada a um sentimento de valorização e de orgulho nacional. “Brasilidades, no plural, defende que apesar de termos uma cultura bem solidificada e identitária, ela é diversificada e cheia de cores. Em cada região do país, encontramos diversas formas de expressão, o que resulta em múltiplos “Brasis” dentro de cada uma. Por essa razão, optamos pelo termo no plural, ‘brasilidades’, para que nossa campanha possua a verdadeira representatividade do que significa ser brasileiro. Por isso, nos 50 anos da Iquine, vamos assumir um posicionamento que coloca a marca com todo o destaque que merece, e com a propriedade que só quem é a maior indústria de tintas 100% brasileira pode ter”, explica a executiva.
A música e a banda
A música brasileira é notável por artistas que imprimem suas vozes distintas e talentos em canções, que ganham reconhecimento ao redor do mundo. Entre eles, está o pernambucano Lenine, que alcançou o país com suas músicas marcadas pela influência dos ritmos brasileiros, entre eles, o samba, o maracatu e o baião. “Para expressar todo o sentimento da campanha a trilha sonora não poderia ser diferente, a escolha por Jack Soul Brasileiro de Lenine traz ritmo e diversidade, traduzindo uma das principais características da música e do povo brasileiro, a mistura”, contextualiza Magaly. Para completar essa verdadeira coleção de brasilidades, um dos clássicos de Lenine é interpretado, de forma inédita, pelo BaianaSystem. Conhecido pela mistura de ritmos brasileiros e pela energia musical que levanta multidões, o grupo Iquine reforça o conceito de um Brasil miscigenado, rico culturalmente e de uma alegria ímpar e contagiante. “Temos orgulho de termos em nossa campanha uma representação musical tão fiel ao nosso povo. A escolha do Baiana fortalece a riqueza dos nossos ritmos, da nossa diversidade, da nossa ginga, do nosso país e reforça o que estamos apresentando aqui: a Campanha de Brasilidades”, conclui a gerente de marketing e inovação.
Raio X do Grupo Iquine
O Grupo Iquine e o terceiro do país em volume de produção, envolvendo 700 colaboradores diretos, e atua nos segmentos de tintas imobiliárias e industriais com produtos presentes em mais de 20 mil pontos de vendas em todo o país. Fundada como Tintas Iquine em fevereiro de 1974, no Polo Industrial de Jaboatão dos Guararapes (Grande Recife), o Grupo Iquine admite que se transformou em um dos maiores do Brasil, consolidando sua marca no mercado nacional através da qualidade de seus produtos.
As operações do Grupo Iquine ganharam ainda mais força com a aquisição da Tintas Hidracor, em Outubro de 2020, e o Grupo é vinculado à Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), com certificação de qualidade concedida pelo Programa Setorial de Qualidade (PSQ) e está em conformidade com todas as exigências e normas de qualidade do segmento. Atualmente, possui capacidade de produção de 220 milhões de litros por ano, somadas as três unidades fabris, sendo duas localizadas no estado do Ceará (em Maracanaú e Acarape) e uma em Pernambuco (Jaboatão dos Guararapes), além de um centro de distribuição no estado de São Paulo (Guarulhos).