Evento reuniu a cadeia produtiva da América do Sul e apresentou as tendências em desenvolvimento para o setor
A 9ª edição do Encontro Brasileiro dos Distribuidores de Produtos Químicos – EBDQUIM foi realizada nos dias 9 e 10 de março em São Paulo, no Hotel Pullmann. Com o tema Associquim 60 ANOS – Distribuição – Sustentabilidade e Inovação, o encontro reuniu os principais representantes do setor químico da América do Sul e colocou em pauta as tendências que podem impulsionar o crescimento do setor.
“O EBDQUIM foi criado com o intuito de promover a troca de informações do setor, além de inserir a Associquim e o distribuidor de produtos químicos brasileiro no contexto global do setor”, pontuou Rubens Medrano, presidente da Associquim/Sincoquim, em entrevista à Revista Tintas & Vernizes no evento.
Apesar de ter sido realizado em um momento em que o vírus Covid-19 ainda não era considerado uma “realidade” e até uma epidemia no Brasil, como nos dias de hoje, o exemplo do que foi vivido nos países Asiáticos e Europeus, somada a hipótese de paralisação da economia, foi um dos pontos centrais de todas as palestras.
As possibilidades de expansão e análises minuciosas sobre o mercado mundial foram apresentadas aos CEOs, diretores, gerentes e superintendentes das áreas de logística, operações, distribuição, transporte, suprimentos, abastecimento, comercial, marketing, vendas, planejamento estratégico e executivos financeiros das empresas.
Diante do prognóstico econômico para o dia 09 de março, com a alta do petróleo e a aproximação do vírus em solo brasileiro, José Roberto Mendonça de Barros apresentou de forma realista a estagnação da curva de expansão. Na sequência, no painel Temas Regulatórios no Conceito de Empresa Digital, Patrícia Iglecias, presidente da CETESB – Cia. Ambiental do Estado de São Paulo; Aurélio Amaral, diretor da ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis; Peter Newport, diretor executivo da CBA – Chemical Business Association; Renata Milanese Sorbo, diretora de go to market da BASF; e Júlio Natalense, líder de sustentabilidade para a América Latina da DOW; trataram das normativas e regras mundiais, exemplificaram as medidas já adotadas por suas empresas e analisaram as possiblidades de implantação no mercado nacional. “Esse painel abordou as ferramentas sustentáveis já adotadas por aqui no Brasil e trouxe o ponto de vista internacional”, disse Medrano.
Já no dia 10 de março, o evento foi aberto com a apresentação de Guenther Eberhard, senior & managing partner – DistriConsult, sobre a digitalização da indústria química. Enquanto o painel Globalização – Distribuição no Mundo trouxe à tona a implantação de sistemas tecnológicos e virtuais, com implantação de sistemas inteligentes de logística, de captação de clientes e aquisição, inclusive, de jovens talentos. Além disso, foi abordada a revolução digital como a solução para o futuro da distribuição. Nesse painel estiveram presentes Robert Stuyt, secretário geral da ICTA – International Chemical Trade Association; Guillermo Laborato, CEO América Latina Sul da Brenntag; Jorge Buckup, presidente América Latina da Univar Solutions; Nicolas Kaufmann, diretor geral da IMCD Brasil; e Rodrigo Gutierrez, CEO da quantiQ/GTM Chemicals.
“Encerramos com essa visão de como a distribuição deve se comportar frente a digitalização mundial. A explanação de todos mostrou que este é o futuro, que é preciso se inserir e também analisar como é possível o setor aplicar toda a inteligência artificial em prol dos seus parceiros, tanto do produtor como das indústrias consumidoras”, enfatizou Medrano ao analisar que o mercado brasileiro está preparado para a digitalização, porém os produtos químicos exigem cuidado especial sendo preciso examinar como os recursos, informações e ferramentas podem ser proveitosas e adaptadas dentro das peculiaridades do setor.