Em evento no Palácio dos Bandeirantes com as presenças da ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, e do governador Tarcísio de Freitas, e empresariado alemão no Brasil, firmou compromisso voluntário de redução de emissão de gases de efeito estufa
No mês de junho, a empresa de especialidades químicas LANXESS e representantes do empresariado alemão no Brasil firmaram um compromisso voluntário de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE), em cerimônia que integrou a agenda oficial da ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, em São Paulo. A assinatura do Acordo Ambiental São Paulo foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
O Acordo Ambiental de São Paulo foi conduzido pelas secretarias estaduais de Relações Internacionais (SERI) e de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Os três órgãos representam o governo paulista. Com o objetivo de incentivar empresas localizadas no estado, além de associações e municípios a assumir compromissos voluntários de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE), o acordo reforça o compromisso do governo paulista com esse esforço internacional.
A ação incentivará a implementação de novas tecnologias e de soluções inovadoras, realçando o protagonismo do estado e da iniciativa privada na agenda climática. “Na LANXESS, a sustentabilidade é uma premissa fundamental e está presente diariamente em todas as nossas ações. Fazer parte de uma comunidade de empresas, reconhecidas pelo estado por seu compromisso ambiental, está em linha com os objetivos da companhia e reforça nosso comprometimento com o meio ambiente”, destaca Eliane Siviero, CEO da LANXESS no Brasil.
A intermediação com as companhias alemãs foi realizada pelo consulado da Alemanha em São Paulo e pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. “Acreditamos que a única forma de resolvermos problemas complexos e alavancar soluções assertivas é por meio de cooperações estratégicas. Ações em prol da proteção climática e da sustentabilidade estão no DNA de empresas alemãs há décadas, por isso a contribuição para a iniciativa do governo do estado de São Paulo é mais um passo natural em direção à cooperação bilateral entre o Brasil e a Alemanha”, explicou Barbara Konner, vice-presidente executiva da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.
Além da ministra alemã e do governador Tarcísio de Freitas, participaram da solenidade a cônsul geral da Alemanha em São Paulo, Martina Hackelberg; a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende; e Barbara Konner, além dos representantes de 16 empresas alemãs signatárias do Acordo.
A LANXESS tem como meta se tornar neutra para o clima até 2040, nos escopos 1 e 2, e até 2050, no escopo 3. Além disso, trabalha para melhorar ainda mais o desempenho de seu portfólio para eliminar substâncias críticas nos produtos e a desenvolver alternativas sustentáveis seguras. E definiu ainda o compromisso de não comercializar nenhum novo produto químico final que contenha substâncias críticas em uma concentração de mais de 0,1%.