Sete décadas de cor e inovação! Um marco histórico de uma empresa que revolucionou o mercado ao liberar as indústrias de tintas da complexa tarefa de produzir dispersões pigmentárias, permitindo-lhes concentrar-se na qualidade de suas tintas; e com uma jornada de sucesso, construída sobre a solidez de uma empresa genuinamente nacional com a visão de futuro que continua a inspirar gerações
Em um mundo onde a cor é a linguagem universal da emoção, uma empresa tem sido a paleta de destaque: a Sintequímica. Com uma herança que se estende por sete décadas, ela não apenas testemunhou a evolução da indústria de dispersões pigmentárias, mas também pintou cada capítulo da história com a sua inovação e qualidade. Como um maestro que conduz uma orquestra de tonalidades vibrantes, a Sintequímica harmoniza tradição e modernidade.
A jornada da empresa tem início nos anos 50, quando um jovem visionário saiu de Recife e foi morar nos Estados Unidos para estudar e trabalhar com empresas no desenvolvimento da tecnologia de dispersões de pigmentos em base aquosa. Quando retornou ao Brasil, Aécio Duarte Ribeiro se preparou para abrir sua própria fábrica de dispersões, em 1954, em Olinda, Pernambuco. Nascia a Sintequímica do Brasil Ltda. que, desde sua fundação, focou seu trabalho na busca da excelência em dispersão de pigmentos, sendo a pioneira a desenvolver a tecnologia de dispersões pigmentárias em base água no Brasil.
Nesta entrevista exclusiva da Revista Tintas & Vernizes com um dos sócios da empresa, o diretor comercial, Marcelo Amaral Leite de Macedo, vamos saber mais um pouco da história da Sintequímica. Acompanhe!
Revista Tintas & Vernizes (RT&V) – Quais são os momentos mais marcantes para a Sintequímica ao longo desses 70 anos?
Marcelo Amaral Leite de Macedo, diretor comercial: Acredito que alguns momentos foram bastante marcantes em nossa história. Um deles foi a compra da Sintequímica em 1983 por um grupo de São Paulo que hoje dirige a companhia. José Clarindo de Macedo e Silvino Pedro da Silva já eram sócios em outra empresa, no entanto, já tinham negócios com o Dr. Aécio e a Sintequímica. Em um dado momento, surgiu a conversa sobre a possível aquisição que acabou se concretizando e permitiu à Sintequímica expandir seus negócios por todo território nacional. O Dr. Aécio seguiu trabalhando na empresa até o fim de sua vida.
Nos anos 90, a segunda geração se juntou à empresa, com a presença de Eloy Pedro da Silva e, eu, Marcelo Macedo. A Sintequímica, naquela época, atendia diretamente o mercado têxtil e indiretamente o mercado de tintas, fabricando dispersões para outras empresas que atuavam no mercado. Nesta época, foi tomada a decisão de expandir os negócios, buscando atender diretamente mercados, como o de tintas, flexografia, agro, borrachas, domissanitários. Novos departamentos, laboratórios e linhas de produtos foram criadas, o que proporcionou um grande crescimento nas vendas da empresa.
Outra data marcante foi a aquisição do site de Caieiras/SP em 2001. Este moderno parque industrial iniciou suas atividades em 2002, e hoje, concentra toda a produção de dispersões pigmentárias da empresa.
RT&V – Qual foi o primeiro produto da Sintequímica, e como a empresa evoluiu em termos de produtos, serviços e tecnologia desde a sua fundação?
Marcelo Macedo: Embora a Sintequímica produza outros produtos, o foco principal sempre foi a dispersão de pigmentos e a linha SINTERDYE está presente em nosso portfólio desde o início. São as dispersões pigmentárias em base aquosa, da qual fomos pioneiros no desenvolvimento no Brasil. Hoje esta linha se divide em vários mercados que usam as dispersões aquosas, inclusive tintas imobiliárias e flexográficas. De lá para cá, novos produtos como a linha SINTETINT de colorantes tintométricos, a linha SINTEPOL de concentrados em resina alquídica, e a linha SINTECOAT de pastas pigmentárias para colorir granilhas, se juntaram a nossa grade.
RT&V – Em sua análise, qual foi o impacto da Sintequímica na indústria de tintas ao longo do tempo?
Marcelo Macedo: Acredito que o grande impacto foi o de poder fazer com que as indústrias de tintas pudessem focar em seu produto principal – a tinta -, sem a preocupação adicional com as dispersões de pigmentos, principalmente em base água que são produtos que demoram muito para serem produzidos e consomem um grande número de recursos.
Ter a chance de comprar as dispersões prontas para o uso, testadas e aprovadas em um rígido controle de qualidade, mantendo o mesmo padrão de cor aprovado, inicialmente, fez com que as fábricas de tintas pudessem colocar todos os seus recursos e tempo no desenvolvimento e fabricação daquilo que é definitivamente o seu foco prioritário, a tinta.
RT&V – Como a cultura organizacional da Sintequímica contribui ao sucesso da empresa?
Marcelo Macedo: Ética e excelência em todas as partes do processo, sempre com transparência e foco em fazer o trabalho com a busca da perfeição para entregar aos clientes a melhor dispersão de pigmento do mercado.
RT&V – Quais são os valores da empresa e como eles são refletidos nas operações diárias?
Marcelo Macedo: Ética e profissionalismo com o objetivo de atender plenamente as necessidades de nossos clientes com excelência.
RT&V – Como a Sintequímica planeja continuar inovando e crescendo nos próximos anos?
Marcelo Macedo: Com muito foco em Pesquisa e Desenvolvimento. Temos um trabalho constante em P&D buscando sempre apresentar inovadoras soluções aos nossos clientes, visando atender e superar suas expectativas.
RT&V – De que maneira a Sintequímica se envolve com a sustentabilidade e responsabilidade social?
Marcelo Macedo: Há muitos anos trabalhamos buscando usar produtos cada vez mais seguros, além de otimizar o uso dos recursos naturais disponíveis. Temos um programa de sustentabilidade interno, chamado e-COLORgy, onde temos metas que buscamos atingir no campo da sustentabilidade. Por exemplo, a proibição do uso de qualquer produto com metais pesados e APEO em nossas formulações. Nenhuma das nossas dispersões pigmentárias tem qualquer um deles. No programa, temos uma preocupação também com a otimização do uso de energia e de água. Desde o seu início, já reduzimos o nosso consumo de água em mais de 70%.
RT&V – Qual mensagem a liderança gostaria de passar para as atuais e futuras gerações de colaboradores e clientes?
Marcelo Macedo: A mensagem mais importante que podemos passar às atuais e futuras gerações é a importância da ética, transparência e excelência em tudo o que se faz, dentro e fora das organizações. Estes, são os mais básicos princípios que vão nortear toda a vida profissional de uma pessoa. E na empresa, valorizar sempre as pessoas, pois por trás de todo produto excelente há inúmeros profissionais que fizeram ele existir.