Diante da situação emergencial causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a ABIQUIM reconhece a necessidade premente de priorizar a segurança e o bem-estar das pessoas afetadas, incluindo os colaboradores e as empresas de transporte rodoviário de cargas da região. Em consonância com esse compromisso, estamos implementando uma medida de ampliação temporária da validade dos Certificados SASSMAQ para as transportadoras do Rio Grande do Sul afetadas com o desastre por entendermos as dificuldades enfrentadas pelas empresas em renovar seus certificados devido aos impactos sofridos nas operações.
Estamos disponibilizando a possibilidade de prorrogação do vencimento dos certificados mediante solicitações individuais através de seu Organismo de Avaliação da Conformidade – OAC com a devida evidência da impossibilidade de receber a auditoria neste momento.
Nosso objetivo é garantir que as empresas afetadas tenham a oportunidade de manter a conformidade com os requisitos do Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ), enquanto lidam com os desafios impostos pela calamidade. Os pedidos de prorrogação de vencimento devem ser enviados para Sassmaq@abiquim.org.br e serão analisados individualmente.
Reafirmamos nosso compromisso em apoiar as comunidades e empresas locais durante este período desafiador, buscando soluções flexíveis e adaptáveis que contribuam para a segurança e a recuperação da região afetada pelas enchentes.
Dentro desse contexto, a Abiquim continua acompanhando, por meio do Grupo de Trabalho – que reúne produtores de oxigênio associados, a Anvisa, autoridades federais, estaduais e municipais – a distribuição de oxigênio medicinal na região, no sentido de enfrentar possíveis desafios logísticos. Em consonância com esse trabalho, a associação tem ainda disponibilizado gratuitamente Guias Orientativos para o Manuseio e Transporte de Cilindros e também para o uso racional de Oxigênio para evitar o desperdício nas unidades de saúde. Ademais, a entidade realizou na semana anterior uma doação no valor de R$ 100 mil para a etapa de reconstrução do Rio Grande do Sul.
Fonte: Abiquim