O momento fez parte das comemorações da entidade e ressalta a importância e a força da indústria química brasileira que, apesar dos desafios atuais, com o cenário geopolítico e as importações predatórias, é uma indústria com potencial para ser competitiva globalmente e promover o desenvolvimento sustentável do país
Como parte das celebrações dos 60 anos da Abiquim, aconteceu no dia 09 de agosto, na sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), em São Paulo/SP, uma sessão solene aberta ao grande público. O evento contou com a presença de autoridades, representantes das indústrias do setor, entidades de classe e imprensa.
Segundo André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim, em um ano tão especial, é importante enfatizar a relevância e a força da indústria química brasileira que é a mais sustentável do mundo. “Ainda sob um dos momentos mais desafiadores da história do setor – impactado pelo atual cenário geopolítico, sobretudo pelo elevado surto de importações predatórias – a indústria química instalada no País possui plenas condições de ser competitiva globalmente, além de ser uma ferramenta central de promoção do desenvolvimento sustentável brasileiro”, completa.
Ainda de acordo com o presidente da Abiquim, uma vez revertido o atual momento crítico, será possível atrair investimentos no sentido de tornar o Brasil menos vulnerável em cadeias estratégicas, e criar valor agregado às riquezas naturais e às vantagens comparativas de que o país dispõe. Ao final, continua Passos, esses investimentos criarão empregos, ajudarão a adicionar valor ao PIB e melhorarão a arrecadação do governo, além de impulsionar o crescimento da própria indústria química e de todas as demais que dependem da química em suas bases de produção.
“No ano em que celebramos 60 anos, reforço que a Abiquim segue inspirada em direção ao futuro. Nosso legado nos dá energia e experiência para liderarmos agendas estratégicas como gás natural, bioprodutos, energias renováveis, saneamento – questões que estão ligadas, sobretudo à neoindustrialização – além de temáticas relacionadas à diversidade, igualdade e inclusão no setor químico. Convido a todos, portanto, a celebrarmos juntos os 60 anos da Abiquim, brindando toda a sua trajetória, bem como a força e a resiliência do setor. Em constante evolução, a Abiquim segue com o compromisso de fortalecer cada vez mais a indústria química brasileira, lembrando que não existe país forte, sem uma indústria forte”, finaliza Passos.