Essa empresa de destaque no mercado de distribuição de especialidades químicas, desde a sua fundação tem sido a força motriz por trás das tendências mundiais e dos avanços tecnológicos do segmento. Com a habilidade única de equilibrar a solidez da tradição com a agilidade da modernização, a Adexim-Comexim celebra esse marco extraordinário que tem por trás o legado de ousadia e excelência cujas raízes se moldaram através do seu fundador e grande empresário, Carlos Celso Russo (in memorian), um homem cuja coragem inabalável e visão técnica não conheceram fronteiras, trazendo inovações que ajudaram a posicionar o Brasil no mapa global da indústria química. Certamente, sua dedicação continua a ser uma inspiração que contribui ao avanço da Adexim-Comexim em direção ao futuro e a mais 60 anos de história
Em 1964, a Adexim-Comexim iniciou sua jornada como uma ponte vital entre o Brasil e os produtores internacionais de matérias-primas e equipamentos, impulsionando a indústria de tintas nacional com tecnologia de ponta. Esse ano, a empresa celebra seis décadas de uma história marcada por tradição, ética, valores e inovação. Neste aniversário tão significativo, a empresa reafirma seu compromisso em ser o parceiro de confiança que os clientes conhecem e respeitam, sempre olhando para o futuro com a mesma paixão e dedicação que a trouxe até aqui. Ao longo dos anos, a Adexim-Comexim manteve a clara filosofia de sempre oferecer produtos que elevam a qualidade do produto final, garantindo custos competitivos e diferenciais no mercado.
Contudo, nenhuma celebração da Adexim-Comexim estaria completa sem prestar homenagem ao seu fundador, Carlos Celso Russo, um homem de coragem inabalável e visão pioneira, que não apenas sonhou, mas também realizou e fez história no setor químico. Na vibrante década de 60, ele desbravou o mundo e sua determinação em trazer ao Brasil as mais avançadas tecnologias e produtos químicos de marcas mundiais foi o alicerce do sucesso.
Honramos seu legado ao destacar um pouco da história e dos valores da empresa contada hoje pelo seu filho e diretor, Carlos H. S. Russo, nessa entrevista exclusiva à Revista Tintas & Vernizes. Confira!
Revista Tintas & Vernizes: Quando e como a Adexim-Comexim começou suas atividades?
Carlos H.S. Russo, diretor da Adexim-Comexim: Resumidamente, em 1963, a Adexim-Comexim começou a ser idealizada com os conhecimentos técnicos-comerciais do Sr. Carlos Celso Russo (in memorian) e seus colegas do mercado na indústria de tintas. Os contatos com fornecedores estrangeiros de matérias-primas de alta qualidade, agregados ao conhecimento na indústria de tintas da época, possibilitaram a formalização da empresa em 1964.
Revista T&V: Quais são os momentos mais marcantes na história da empresa ao longo desses 60 anos?
Carlos Russo: Nos primeiros anos houve uma série de produtores internacionais de matérias-primas interessados em participar do desenvolvimento do Brasil. O primeiro impulso da empresa foi dado com produtores de pigmentos metálicos, aditivos para tintas, anticorrosivos, dispersões pigmentadas e diversas cargas funcionais. Depois, logo iniciou-se a montagem e distribuição de equipamentos para dispersão, controle de cor e resistência a intempérie, que inclusive permanecem em nosso portfólio. Com os anos tivemos uma evolução de nossas representadas e local brands.
Revista T&V: Em sua análise, qual foi o impacto da Adexim-Comexim na indústria de tintas ao longo do tempo?
Carlos Russo: A partir de 1964, a indústria de tintas começava a se despontar com pinturas imobiliárias, industriais e automobilística. Nesta época já haviam importantes indústrias multinacionais, mas também nasciam muitas indústrias locais. Todos aproveitavam a época do “milagre econômico” brasileiro (1968-1973). A Adexim-Comexim foi por muitas vezes a ponte com os diversos produtores estrangeiros de matérias-primas e equipamentos, agregando tecnologia de ponta à indústria em crescimento.
Revista T&V: Como a cultura organizacional da Adexim-Comexim contribui ao sucesso da empresa?
Carlos Russo: A Adexim-Comexim mantém o foco em especialidades de qualidade, apesar da tentação de participar das commodities e grandes volumes. Nosso foco está em produtos que diferenciem a qualidade do produto final de nossos clientes à custos competitivos.
Revista T&V: Quais são os valores da empresa e como eles são refletidos nas operações diárias?
Carlos Russo: Valorizamos a diversidade de nosso grupo. Buscamos os melhores colaboradores, sempre enfatizando idoneidade, coleguismos, conhecimento técnico e muito respeito aos clientes. Um grupo pequeno que interage permanentemente para atender clientes e promover o desenvolvimento de nossas representadas. Temos produtos inovadores, usados mundialmente, observando critérios rígidos de melhor eficiência e respeito ao meio ambiente e a sociedade.
Revista T&V: Como a empresa planeja continuar inovando e crescendo nos próximos anos?
Carlos Russo: Estamos sempre muito conectados aos novos desenvolvimentos de nossas representadas e tendências mundiais. Esta proximidade é nossa melhor estratégia para crescermos juntos com nossos clientes e fornecedores.
Revista T&V: Qual mensagem a liderança gostaria de passar para as atuais e futuras gerações de colaboradores e de clientes?
Carlos Russo: O DNA da Adexim-Comexim está muito conectado a especialidade químicas e equipamentos tecnologicamente atualizados, e do dinamismo mundial da demanda à contínua atualização, revisão e desenvolvimento dos negócios. Devemos buscar incessantemente este desenvolvimento, respeitando nosso DNA, mas abertos às oportunidades que sejam benéficas a todos os envolvidos, como funcionários, clientes e à empresa no todo.
Nosso muito obrigado aos clientes, funcionários, representadas e todos os parceiros nesta cadeia de negócios, pela sua confiança e suporte nestes 60 anos. Muitas coisas passamos juntos e, com certeza, haverá muito mais à frente. Estaremos aqui pelos próximos anos, trabalhando juntos!