Em uma era de mudanças rápidas e inovações diárias, a Miracema-Nuodex se mantém como um exemplo de perenidade, pioneirismos e evolução. Comemorando 70 anos de história esta empresa familiar, de Campinas/SP, foi a primeira a formular biocidas no país, e é a prova de que é possível aliar tradição e modernidade com sucesso e credibilidade
A Miracema-Nuodex é uma história de inovação contínua nas matérias-primas e processos para diversos setores da indústria – principalmente o de tintas e vernizes -, e de um compromisso inabalável com os valores que a sustentam, mantendo-se sempre à frente das tendências sem perder a essência dos princípios éticos e do comprometimento com a qualidade que seus fundadores estabeleceram como sendo essencial na empresa.
O respeito pelos colaboradores é também um dos pilares dessa longevidade, evidenciado pela lealdade e dedicação de uma equipe que se orgulha da marca. Contudo, este aniversário de 70 anos não é apenas um marco na linha do tempo desta companhia, mas também um símbolo do seu comprometimento eterno com a excelência e o futuro dos negócios.
Com exclusividade para Revista Tintas & Vernizes, o Engº André Rohr, diretor geral da Miracema-Nuodex, revela boas lembranças e informações valiosas sobre essa longa e linda jornada da empresa. Acompanhe!
Revista Tintas & Vernizes (RT&V) – Quando e como a Miracema-Nuodex começou suas atividades?
Engº André Rohr, diretor geral da Miracema-Nuodex: Fundada em 1954, na cidade de Campinas/SP, pelos irmãos Rodolfo e Otto Rohr, a Miracema teve seu início com a fabricação de aditivos básicos para óleos lubrificantes industriais, e se tornou fornecedora das companhias petrolíferas internacionais.
RT&V – Quais são os momentos mais marcantes na história da empresa ao longo desses 70 anos?
Engº André Rohr: Foram vários fatos marcantes e vou citá-los aqui. Um deles foi quando a Miracema ergueu sua nova fábrica, em 1971, onde desenvolveu a tecnologia própria de secantes básicos a partir de diferentes metais; e no final de 1972 foi quando adquiriu a Nuodex S. A, uma aquisição que proporcionou novas tecnologias em aditivos para tintas. A partir daí, numa posição de destaque internacional, adotou a nova razão social Miracema-Nuodex S.A. Indústrias Químicas.
Em 1980, a empresa adquiriu uma área de 72 mil m2, ampliando o parque fabril para 100 mil m², o que possibilitou a instalação da Unidade II de Destilação de Ácidos Graxos e de Hidrogenação. Na sequência, no ano de 1981, a Miracema-Nuodex tornou-se o primeiro formulador de biocidas no país, com a licença e transferência de tecnologia da empresa alemã Bode Chemie Hamburg, para fabricar no Brasil diversos tipos de bactericidas e fungicidas para aplicação em tintas e lubrificantes.
A Miracema-Nuodex também foi a primeira indústria química brasileira a receber a certificação ISO 9002, em 04 de dezembro de 1992; e em 1999, um outro marco para empresa, quando foi implantado o Sistema de Gestão Ambiental – SGA, otimizando o tratamento dos seus resíduos e efluentes, assim como da utilização dos recursos naturais.
Já o novo milênio trouxe muitas novidades para a Miracema-Nuodex, dentre elas a ampliação do Laboratório de Microbiologia e a instalação do Laboratório de Aplicativos de Tintas e Vernizes, para a realização de testes dos aditivos e serviços técnicos para os clientes.
Em 2011, a Miracema-Nuodex, realizou a implementação do ERP SAP, um software integrado de planejamento de recursos corporativos, de conceito mundial. Destaque também para a reestruturação da área logística, em 2017, com a construção de novo galpão com 2 mil m², além de reformas nas antigas estruturas e aquisição de novos equipamentos para controle e gestão de armazéns.
Outro fato marcante e, em sintonia com a preocupação e responsabilidade, foi a instalação, em 2021, da Central de Rede de Distribuição e a conversão dos queimadores, substituindo o óleo BPF pelo GLP, reduzindo os níveis de emissão de gases do efeito estufa e gases ácidos, melhorando a qualidade do ar no entorno. Sempre em harmonia com as demandas logísticas, em 2022 ocorre a substituição de tanques mais antigos por outros em aço inox, garantindo maior segurança e eficiência, além da aquisição de três novos tanques, também de aço inox, proporcionando o necessário aumento da capacidade de armazenamento a granel.
Recentemente, em 2023, é adquirida mais uma autoclave para a unidade de Cisão e mais um rolo floculador, gerando aumento de 30% na capacidade de floculação de novos produtos. E agora ocorre a decisão da atualização/migração do atual ERP SAP para o SAP-S/4HANA, projeto com início em 2024 para garantir segurança aos processos, minimizando riscos, ameaças e proporcionando maior sustentabilidade ao negócio.
RT&V – Qual foi o primeiro produto da Miracema-Nuodex, e como a empresa evoluiu em termos de produtos, serviços e tecnologia desde a sua fundação?
Engº André Rohr: Foram os aditivos para lubrificantes industriais, seguidos dos aditivos para tintas e resinas, produtos hidrogenados, ácidos graxos, catalisadores para poliuretano, mineração e fertilizantes, e aditivos para a indústria de pneus e borrachas.
Os serviços ofertados pela Miracema-Nuodex foram evoluindo com o tempo, com destaque para uma assistência técnica que contempla toda a nossa linha de produtos, além de diversos laboratórios de aplicação próprios ou em parceira com laboratórios externos.
Com relação a tecnologia, fomos evoluindo com a pesquisa e desenvolvimento próprios ou por meio de licenças e parcerias com institutos nacionais e internacionais (com destaque para o Instituto Europeu de Graxas e Lubrificantes), universidades e com clientes e fornecedores.
RT&V – Em sua análise, qual foi o impacto da Miracema na indústria de tintas ao longo do tempo?
Engº André Rohr: Difícil definir um único impacto, pois foram diversas ações e impactos que constantemente acompanharam a indústria de tintas. No entanto, podemos citar o desenvolvimento, na época algo inovador, das misturas de secantes, antiespumantes de origem vegetal, monitoramento microbiológico, auditoria em planta, aditivos com baixo VOC, alternativas ao Meko, dentre outras.
RT&V – Como a cultura organizacional da Miracema contribui ao sucesso da empresa?
Engº André Rohr: Sendo uma empresa familiar (atualmente na 2ªgeração), a Miracema-Nuodex possui uma cultura baseada em valores intrínsecos muito especiais e baseadas no respeito e comprometimento mútuos. É muito comum de os funcionários terem muitos anos de casa e até dizemos (ou pelo menos eu gosto de dizer) que, quando um funcionário tem “só” 10 anos de empresa, ele ainda é um novato.
RT&V – Quais são os valores da empresa e como eles são refletidos nas operações diárias?
Engº André Rohr: Mesmo com obstáculos e tantas dificuldades, foi possível fundar uma empresa de sucesso, onde se mantêm o espírito familiar e fraternal, após 70 anos de história. Um desejo conquistado, de que o Dr. Otto como o seu irmão Rodolfo Rohr, tanto se orgulhavam.
RT&V – Como a Miracema planeja continuar inovando e crescendo nos próximos anos?
Engº André Rohr: Assim como na natureza, a todo o instante as empresas (em especial as químicas) experimentam novas e melhores formas para participar do dinâmico e desafiador processo de criação de valor. E com a Miracema não é diferente e, de forma constante, ela busca criar valor em tudo o que faz, seja no uso consciente de matérias primas menos nocivas às pessoas e meio ambiente, como no desenvolvimento personalizado de aditivos que façam a diferença no processo dos nossos clientes.
RT&V – De que maneira a Miracema se envolve com a sustentabilidade e responsabilidade social?
Engº André Rohr: Acompanhamos continuamente em direção ao desenvolvimento sustentável. Neste cenário, o nosso maior objetivo e desafio é encontrar alternativas que preservem o meio ambiente e a vida, de forma ecologicamente correta. Também demos início a projetos importantes para a longevidade e continuidade do negócio, com a Governança Corporativa, cuja missão principal é a transparência da gestão e a redução de riscos, através da prestação de contas, responsabilidade corporativa e equidade.
RT&V – Qual mensagem a liderança gostaria de passar para as atuais e futuras gerações de colaboradores e de clientes?
Engº André Rohr: Acompanhando sua tradição, a Miracema-Nuodex tem várias ações definidas ao fortalecimento e aumento da capacidade produtiva, em especial, aos aditivos para as indústrias de tintas e resinas.