Para celebrar o Dia Internacional do Voluntário, comemorado em 5 de dezembro, a BASF realizou uma mobilização para coleta de lixo em toda a América do Sul.
Aproximadamente 36 toneladas de lixo foram coletadas por cerca de mil voluntários de diversos países latinos, entre os dias 5 e 7 de dezembro de 2019. Os eventos tiveram adesão de outras empresas, prefeituras e ONGs comprometidas com a sustentabilidade. No Brasil, a mobilização ocorreu em São Bernardo do Campo, São Paulo, Guaratinguetá, Jaboatão dos Guararapes, Camaçari, Jacareí, Santo Antônio de Posse e Indaiatuba.
O evento ocorreu em pontos críticos de descarte irregular de lixo e, no total, 10 cidades localizadas no Brasil, Chile, Peru e Argentina foram contempladas com as ações relacionadas ao descarte de resíduos, incluindo limpeza de espaços públicos, retirada dos resíduos descartados de forma indevida no meio ambiente ou, ainda, seu reaproveitamento.
No Peru, aconteceram ainda atividades de educação ambiental com foco na destinação adequada de resíduos em uma instituição social e em suas imediações. Na Argentina, foram 320 kg de lixo coletados. No Chile, foram distribuídos chaveiros produzidos com materiais coletados em ações de limpeza realizadas este ano nas praias pelos voluntários da empresa e ONGs ambientalistas.
Esta ação é aderente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em sua agenda socioambiental, que definiu os 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030.