A 2ª edição do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar realizada em agosto revelou as empresas que mais se destacaram em gestão de pessoas e no índice de satisfação dos seus colaboradores, em evento promovido pela UOL e Fundação Instituto de Administração (FIA). Os vencedores foram definidos a partir dos resultados da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), cuja metodologia possibilita também a comparação das empresas nos diferentes níveis de qualidade da atuação do CEO, Liderança, Clima Organizacional e Práticas de Gestão. A Brasilata, especializada na produção de embalagens metálicas, conquistou o 2º lugar na categoria Indústrias Diversas, o 7º lugar entre as empresas de Médio Porte, e obteve o 12º lugar na classificação geral de um total de 380 empresas inscritas no prêmio. “Participar do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar, mais do que o reconhecimento e o destaque em estar entre as melhores empresas, é entender a realidade, objetivo e sentimento da equipe. Isso contribui com a nossa capacidade de compreender e planejar melhorias, assim como tomar as decisões mais assertivas diante das oportunidades identificadas”, assinala Tiago Forte, CEO da Brasilata.
A empresa é reconhecida como uma das mais inovadoras do Brasil, e, através de várias iniciativas internas, estimula seus profissionais a vivenciar a experiência de colaborar e inovar em todas as unidades de negócios. Para Fabio Ito, Coordenador Corporativo da área de Recursos Humanos da Brasilata, o Projeto Simplificação, implementado na companhia há mais de 30 anos, é um dos exemplos, já que viabiliza a comunicação interna de todas as equipes com os seus líderes para a apresentação de ideias e sugestões de melhorias em processos, produtos ou até mesmo na gestão e no ambiente de trabalho. Desde então, a Brasilata reconhece seus colaboradores como “inventores”. “Valorizamos o trabalho colaborativo para construir novos caminhos, e esse estímulo criativo favorece um ambiente capaz de produzir inovação de forma contínua – o que caracteriza a Brasilata – e de promover a gestão participativa, gerando motivação e o sentimento de pertencer”, diz Ito. Além disso, o executivo destaca o investimento constante da empresa em programas de treinamentos e bolsa de estudos, acreditando que a melhor forma de valorizar o capital humano é através da educação.
É a primeira vez que a Brasilata participa do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar, porém, há muitos anos, a empresa coleciona reconhecimentos de outras premiações consagradas que avaliam a gestão de pessoas e o ambiente de trabalho. Mas desta vez, o mérito da conquista ganha certa relevância pelo cenário incerto que a pandemia trouxe, deixando as pessoas mais vulneráveis. Nesse sentido, conforme analisa o Coordenador Corporativo de RH da Brasilata, participar dessa pesquisa foi um ato corajoso e desafiador para a empresa, que acabou trazendo resultados positivos e permite tornar o ambiente, que é 85% fabril, ainda mais seguro, agradável e tranquilo, além de estimular a capacidade de transformação das pessoas, impactando da melhor forma o próprio clima organizacional.