A Braskem anunciou a construção de um novo centro de inovação renovável, em Lexington, Massachusetts, que, com 3.252 m², irá contribuir com a sua estratégia de aceleração de inovação de produtos químicos renováveis e materiais sustentáveis.
A empresa pontua que a capacidade da nova planta vai ampliar as suas competências em biotecnologia, catálise, engenharia de processos e inovação aberta. Além disso, divulgou que será dado foco especial à ciência e engenharia em estágio inicial relacionadas com a conversão de matérias-primas à base de biomassa — incluindo açúcares, celulose, óleos vegetais e lignina — em produtos químicos e materiais sustentáveis. Aprimorando, assim, os seus recursos dedicados à descoberta de tecnologias que irão gerar novas ofertas voltadas ao crescimento e centradas na circularidade de carbono.
Mark Nikolich, CEO da Braskem América, afirmou que o novo centro de inovação renovável reflete o compromisso contínuo da Braskem com uma economia circular neutra em carbono e com efeitos positivos para o meio ambiente. “A Braskem pretende investir cerca de US$ 20 milhões para construir nosso centro de inovação renovável e vai continuar investindo no desenvolvimento e na retenção de uma equipe de inovação de padrão internacional, baseada na região metropolitana de Boston, para criar propriedade intelectual exclusiva nas áreas de produtos químicos e materiais sustentáveis. E tudo isso será fundamental para o sucesso futuro dos negócios globais da Braskem”, pontuou o executivo e esclareceu que o espaço é a mais recente expansão da presença global de inovação e tecnologia da Braskem.