A BASF deu um passo importante ao atualizar seu método de avaliação de sustentabilidade TripleS (Direcionamento de Solução Sustentável, na sigla em inglês Sustainable Solution Steering) a fim de desenvolver ainda mais seu portfólio de produtos visando não apenas proteção climática, eficiência de recursos e economia circular no futuro, mas também atender aos crescentes requisitos de sustentabilidade em seus mercados com soluções inovadoras. O método TripleS tornou-se uma forte alavanca de inovação para a BASF.
Ele vem sendo adotado na BASF desde 2012 e foi atualizado no ano passado. Atualmente, a BASF está reavaliando todos os seus 45 mil produtos com base neste método, e o objetivo é reavaliar o maior número possível de produtos até o final do ano e, dessa forma, desenhar o novo KPI “Soluções Sustentáveis para o Futuro” (soma dos produtos Pioneer e Contributor): as vendas de todos os produtos Pioneer e Contributor como uma proporção das vendas relevantes. A BASF publicará o novo KPI em 2024.
No futuro, o novo método de avaliação tornará ainda mais fácil determinar quais produtos são particularmente inovadores e contribuem para uma maior sustentabilidade ou onde serão necessários ajustes no portfólio. Como já realizado no passado, a empresa irá retirar do mercado produtos com um déficit significativo após cinco anos, no máximo. O TripleS será implementado em todo o portfólio de produtos da BASF nas respectivas aplicações em todo o mundo. “Com o TripleS, compilamos de forma sistemática um perfil completo da sustentabilidade dos nossos produtos e também consideramos fatores que não são tão fáceis de quantificar, como as questões sociais”, disse Dr. Martin Brudermüller, presidente do Conselho da Diretoria Executiva da BASF SE, resumindo as vantagens do método expandido.
Com a atualização, a BASF oferece a seus clientes e a outras partes interessadas ainda mais transparência e continua a atuar em conformidade com a Avaliação de Sustentabilidade de Portfólio (PSA) do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável. O TripleS também considera a nova legislação, como a Estratégia de Produtos Químicos da UE e a Lei de Controle de Substâncias Tóxicas dos Estados Unidos (TSCA).