A Covestro iniciou, com sucesso, as atividades de sua nova fábrica para produção de cloro em Tarragona, na Espanha. A nova planta é a primeira em escala industrial do mundo a usar a inovadora tecnologia denominada Catodo de Oxigênio Despolarizado (ODC, oxygen depolarized cathode, em inglês), desenvolvida pela Covestro em colaboração com a thyssenkrupp nucera.
Com a missão de garantir o abastecimento mais eficiente, permanente e independente de cloro e soda cáustica para a produção de MDI em Tarragona, na Espanha, a fábrica também fortalecerá a rede de produção europeia da Covestro de MDI – material precursor para a fabricação de espuma rígida de poliuretano, utilizado em isolamentos para refrigeração e prédios. O investimento de 200 milhões de euros, já permitiu a criação de 50 novos empregos.
“A planta demonstra como novas tecnologias nos permitem avançar nossa visão rumo à economia circular, reduzindo o consumo de recursos e aumentando a robustez e eficiência da nossa rede de produção”, afirmou o CEO Markus Steilemann.
A Covestro pontua que na comparação com a convencional eletrólise de ácido clorídrico, predominante no mercado, o novo processo demanda menos voltagem, resultando em até 25% de redução de energia. A nova fábrica pode evitar até 22 mil toneladas métricas de emissões de CO2 por ano, comparando com os processos existentes – cálculo baseado no mix de energia no início do planejamento da construção em 2018. Isso terá uma significativa contribuição para o objetivo da empresa de operar de forma climaticamente neutra até 2035.