A Evonik investiu na expansão em curto prazo de sua produção de lipídios essenciais para vacinas contra a Covid-19 baseadas em mRNA. As quantidades comerciais de lipídios serão produzidas nos parques industriais da empresa em Hanau e Dossenheim, na Alemanha, já a partir do segundo semestre de 2021, como parte de uma parceria estratégica com a fabricante de vacinas BioNTech.
“A pandemia exige ações decisivas. Em razão disso, estamos fazendo todo o possível para abastecer nossos parceiros com os lipídios especializados que eles necessitam. Ao mesmo tempo, estamos expandindo a nossa capacidade de produção e nossas competências ao longo de toda a cadeia de valor”, diz Christian Kullmann, presidente da diretoria executiva da Evonik, e pontua que a Evonik fará uma importante contribuição para o aumento da segurança de fornecimento da vacina da Pfizer-BioNTech contra a COVID-19.
A empresa exalta que os lipídios são substâncias fundamentais para a produção de vacinas de alta eficácia baseadas em mRNA e somente com a expansão do fornecimento de lipídios será possível aumentar o volume de vacinas. “A parceria com a BioNTech nos permite expandir sistematicamente a nossa posição de liderança como parceiro de desenvolvimento integrado no segmento de terapias celulares e genéticas”, diz Thomas Riermeier, responsável pela linha de negócios Health Care da Evonik.
A vacina contra a COVID-19, baseada na tecnologia de mRNA de propriedade da BioNTech, foi desenvolvida em conjunto pelas empresas BioNTech e Pfizer. A BioNTech é detentora da autorização de comercialização na União Europeia e detentora das autorizações para uso emergencial, ou equivalente, nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Canadá e em outros países.