Em entrevista exclusiva à Revista Tintas & Vernizes, o brasileiro Elias Nahssen de Lacerda, revela fundamentos do seu conceito de trabalho para impulsionar a expansão dos negócios na região
Em 1º de outubro, Elias Nahssen de Lacerda, até então, CFO e vice-presidente de Negócios da área de Nutrition and Care para a América Central e do Sul, assumiu o cargo de diretor presidente da Evonik para a região América do Sul e Central. Ele substituiu Weber Porto, que concluiu sua trajetória de quase 36 anos na companhia, e 17 anos como presidente da região. Lacerda é brasileiro, tem 45 anos, e iniciou sua carreira profissional na Evonik há mais de 20 anos onde ocupou diferentes posições em diversas linhas de negócio do grupo. Apesar dos 10 anos de experiência profissional na América Central e do Sul, o executivo também acumulou mais 12 anos de imersão internacional na Alemanha e, em demais países do mundo, o que contribui para o desafio em dar continuidade ao crescimento da Evonik. “É uma honra assumir a liderança na região que possui potencial significativo de expansão. Tive muito aprendizado com culturas e processos diferentes, agora trago isso para a minha gestão visando contribuir com o mercado regional”, declara o novo presidente que não esconde a felicidade em estar de volta ao Brasil.
Lacerda revela que um dos objetivos é trazer cada vez mais tecnologias de ponta com a garantia de fornecimento. “A Evonik investe fortemente no desenvolvimento de novos produtos, isso faz parte do DNA da empresa. E o segmento de tintas é muito importante em nossos negócios”. O presidente, que iniciou sua carreira na empresa na área de coatings, lembra que a Evonik promoveu uma série de lançamentos na Abrafati 2019 (matéria Abrafati 2019 nesta edição), além de ter um amplo portfólio de soluções com foco na redução de VOC, tintas base água, cura rápida, entre outras tecnologias que estão sempre relacionadas com produtividade, alta performance, meio ambiente e durabilidade.
O executivo demonstra otimismo em relação a retomada da economia brasileira e destaca a confiança que a Evonik possui no mercado ao informar que foi uma das empresas que mais investiu na região. “Fizemos investimentos significativos nos últimos anos e agora estamos em fase de consolidação destes investimentos”.
Confiança e Prosperidade – Lacerda se autodefine como um gestor exigente, porém, cooperativo. Logo que assumiu o cargo fez questão de se aproximar dos colaboradores e demonstrar abertura. Segundo o presidente, as empresas modernas buscam processos de evolução, portanto, acha importante o diálogo aberto, a diversidade humana, a aproximação e relacionamento com os clientes, a consolidação de estratégias que deram certo em outros países e um grupo engajado de líderes para gerar valor. “São pontos que geram confiança e isso é importante para o crescimento. A resiliência por resultado também é fundamental não só pela parte financeira, mas para a prosperidade. Nós estamos aqui para trabalhar juntos e prosperar, o que significa gerar empregos e expandir mercados”, assinala Lacerda ao concluir que a Evonik, como uma empresa inserida no mundo, integra sua atuação a uma gestão responsável e está preparada para as futuras demandas.
Carreira e Conquistas
Formado em Engenharia de Produção Química pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI); completam sua formação acadêmica o MBA Executivo pela BSP – Business School São Paulo/Toronto Rotman Business School; e Pós-Graduação em Global Key Account Management Certificate Program, pela St. Gallen/Columbia Business School, além de especializações nas renomadas escolas de negócios International Institute for Management Development (IMD) e finanças na SGMI Institute of Management St. Gallen, ambas na Suiça.
Em 1996, ingressou na Evonik, então Degussa, por meio de um programa de trainee e, em menos de dois meses, foi contratado como representante técnico e comercial para o mercado de tintas e revestimentos. De 1999 até 2002 atuou na linha de Crosslinkers & Resins, onde se tornou gerente de produto da América do Sul. Em 2003 assumiu o cargo de diretor regional de Negócios para a América do Sul e Central, da então Degussa-Hüls, na área de Coatings and Colorants.
Após 10 anos de experiência na América do Sul, recebeu a oferta para se mudar para a Alemanha, em 2006, como vice-presidente de vendas regionais da Europa e países emergentes para área de Fillers and Pigments. Em 2010 assumiu a responsabilidade global de vendas para linha de negócios de Sílica e, em 2015, a responsabilidade global de marketing de uma das maiores linhas de negócios da Evonik – Animal Nutrition. Completando 12 anos de experiência internacional, em 2018 retornou para São Paulo (SP) como CFO e vice-presidente Nutrition & Care da região América do Sul e Central.
O executivo assume o novo desafio com muitas conquistas já acumuladas dentro e fora da Evonik. Em 2013, recebeu a distinção de “Melhor Gestor Emergente da Indústria Química” pelo jornal Handelsblatt e Stratley Award, um dos mais importantes e influentes veículos de comunicação da Alemanha. Aos 38 anos, o executivo impressionou o júri da premiação e foi homenageado pelo periódico devido às conquistas excepcionais como “Key Account Manager” do Grupo Evonik e seu perfil de liderança integrativa, com forte orientação para os clientes.