Empresa, que passou por um sólido processo de reestruturação de suas operações, atualmente comercializa Acetato de Etila Eco, Acetato de Etila Fármaco, Acetato de Etila Comum, Acetaldeído e Ácido Acético, e tem como meta proporcionar inovação e sustentabilidade para os seus clientes
A Cloretil iniciou 2022 com metas e planejamentos promissores. A empresa completou 40 anos de atuação no mercado químico brasileiro e vem se consolidando com o robusto portfólio de solventes acéticos direcionado para o setor de tintas, vernizes, embalagens, cosméticos, farmacêuticos e alimentar.
Fundada, em 1982, por Fernão de Almeida Manfredi, a empresa nasceu para suprir a demanda da indústria de tintas e solventes, e depois passou a atuar com outros setores comercializando atualmente Acetato de Etila Eco, Acetato de Etila Fármaco, Acetato de Etila Comum, Acetaldeído e Ácido Acético.
Nos últimos dois anos, em 2020 e 2021, visando proporcionar sustentabilidade para os negócios, responsabilidade socioambiental, inovação tecnológica, capacitação do capital humano e eficácia operacional, a Cloretil passou por um sólido processo de reestruturação de suas operações.
Uma ampla intervenção foi realizada com investimentos nas áreas produtivas e operacionais, que colocaram a empresa em um patamar de eficiência e eficácia, aplicando tecnologias revolucionárias na produção do Acetato de Etila. “Atingimos o crescimento de 55% de capacidade produtiva, com diluição do custo fixo e variável, incremento no P&L e planejamento estratégico desenhados até 2030”, afirma Felipe Gracia, diretor industrial e de operações, e enfatiza que as mudanças foram viabilizadas com a implantação do Lean Manufacturing. “O maior ativo da Cloroetil são seus colaboradores e aqui presamos por um ambiente empático que é a chave para o sucesso de nossa organização”, complementa Gracia.
Ainda sobre as mudanças, o diretor enfatiza a tecnologia empregada na produção do Acetato de Etila, e a revisão e regularização de todas as estruturas de suporte como na subestação de energia elétrica; tancagem, sistema de refrigeração e água gelada, caldeira de biomassa instrumentação, automação e indústria 4.0, nos sistemas de reaproveitamento de recurso hídricos, e capacitação extensiva da mão de obra, com empoderamento dos colaboradores.
Pronta para atender o mercado brasileiro, com capacidade técnica e com equipe qualificada, a empresa pontua que investiu na diversificação de seu portfólio e na geração de valor aos seus clientes.
“Enxergamos um aumento na demanda de nossos produtos na indústria de tintas e solventes para embalagens alimentícias, que foi um setor impactado pela pandemia do Covid -19. Existindo em paralelo um aumento da importação dos químicos que acirra a competitividade com as produções locais. A Cloroetil se preparou para acompanhar esse crescimento!”, finaliza o diretor.