O Grupo Solvay anuncia um novo programa de sustentabilidade para 2030, o Solvay One Planet. Elemento integrante da estratégia de crescimento da empresa, denominada G.R.O.W., o programa está diretamente alinhado ao propósito da Solvay de vincular pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. O plano reúne dez metas ambiciosas para impulsionar o progresso em três pilares principais: clima, recursos e uma vida melhor. Para atingir esses objetivos, o Grupo Solvay compromete-se a realocar investimentos para promover a sustentabilidade em seu portfólio de produtos, operações e locais de trabalho.
“Com o Solvay One Planet, estamos estabelecendo objetivos mais ousados para resolver os principais desafios ambientais e sociais por meio da ciência e da inovação”, diz Ilham Kadri, CEO do Grupo Solvay ao acrescentar: “além da mudança climática, enfrentaremos a escassez de recursos e promoveremos uma vida melhor. Juntamente com nossos clientes, criaremos valor compartilhado sustentável para todos. Este é o progresso que nós vamos buscar, de acordo com a nossa estratégia”.
O Solvay One Planet é inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Inclui dez compromissos mensuráveis em três áreas de focos principais, a serem alcançados até 2030. As áreas são: Clima, Recursos e Vida melhor. Na primeira, a Solvay começará a mudar para carros elétricos ou híbridos a partir de 2021; em Recursos um novo plano “Stop Office Waste”, inclui a eliminação gradual do plástico de uso único, gerando quase zero desperdício de alimentos nas cantinas e com o objetivo de se tornar uma empresa sem papel; e em Vida melhor a empresa está estabelecendo um “Observatório para uma Vida Melhor” com treinamento gerencial para apoiar a integração entre vida profissional e pessoal.
Bertrand Piccard, presidente da Fundação Solar Impulse, que atua no desenvolvimento de energias renováveis, disse estar “convencido de que tecnologias limpas podem atingir objetivos impossíveis. Com seus ambiciosos compromissos sustentáveis, a Solvay está mostrando que já existem soluções para melhorar a qualidade de vida na Terra e tornar nosso planeta um lugar melhor para os seres humanos”.
De acordo com Ellen MacArthur, fundadora da Ellen MacArthur Foundation (EMF), que promove a economia circular, “com o lançamento do seu plano Solvay One Planet, a empresa está enviando um forte sinal para a indústria química e sua cadeia de valor de que a economia circular está acontecendo – e que a Solvay quer liderar o caminho”.