Com uma trajetória marcada por investimentos em infraestrutura e em gestão de pessoas, a empresa conta com 100% de capital nacional, possui alta relevância na economia do Paraná e tem o marco de ter lançado a Resina Acrílica no Brasil, além de ter em seu portfólio a conhecida marca Graffiato
Neste ano de 2021, a Hydronorth completa 4 décadas de atuação no setor químico brasileiro. Uma trajetória que se mescla com a evolução do mercado de tintas brasileiro e que é marcada pelo empreendedorismo do seu fundador, Amado Góis.
Fundada em 1981, na cidade de Londrina (PR), a empresa teve suas primeiras produções voltadas para a fabricação de produtos de limpeza industrial. Com seu dinamismo, em 1986, o empresário Amado Góis criou um marco na história da Hydronorth com o lançamento da Resina Acrílica, um produto direcionado para conservação de telhados, considerado inovador e que rapidamente se difundiu pelo segmento de construção civil.
Nos anos seguintes, os investimentos foram voltados para infraestrutura e, no final da década de 90, foi inaugurado o novo parque fabril em Cambé (PR), que atualmente conta com 20 mil m². Esse novo espaço se tornou o ‘palco’ para mais um lançamento da empresa: a linha Novopiso, uma categoria de produto específica para pisos.
O crescimento seguiu a passos largos! Em 2003, a empresa adquiriu o Certificação ISO 9001 e em 2005 ocorreu a transferência oficial de toda a gestão para Matheus Góis, que assumiu o cargo de CEO com a missão de dar continuidade ao legado de seu pai. Já o ano seguinte, foi marcado pela aquisição da renomada marca italiana de texturas Graffiato, que é muito conhecida pelos profissionais de pintura em todo o Brasil.
Matheus Góis pontua que nessa fase a Hydronorth começou a ter um olhar ainda mais minucioso para o desenvolvimento sustentável e para inovações. “Parcerias de sucesso com renomadas instituições foram firmadas, como a Fundação Dom Cabral. Além disso, investimos em lançamentos de produtos com novas tecnologias, como a linha de impermeabilizantes Acqua e a linha Ecopintura que atendem aos requisitos internacionais de sustentabilidade e meio ambiente, podendo reduzir em até 5ºC a temperatura de ambientes industriais”, afirma o CEO.
As expansões sempre foram contínuas e a empresa inaugurou em 2018 as suas novas instalações administrativas, investiu no desenvolvimento de projetos em seu laboratório de pesquisa e conquistou a ISO14001, em 2019. “Foi uma importante conquista. A ISO14001 comprova que a Hydronorth inclui a responsabilidade ambiental em seus processos. Fomos a primeira indústria de tintas imobiliárias do Brasil a obter essa certificação com acreditação do INMETRO”, avalia Matheus e exalta que a estrutura de gestão adotada fornece autonomia para equipe, agrega agilidade e traz flexibilidade, fatores que levaram a empresa a obter a certificação Great Place to Work (GPTW®). Soma-se ainda a cultura de Data-Driven que foi adotada e permite o uso de dados significativos para a tomada de decisões estratégicas.
Com toda essa trajetória sólida, embasada em um modelo de gestão modernizado e sem perder de vista seus valores e crenças, a Hydronorth passou pelo emblemático ano de 2020, afetado mundialmente pela pandemia do Covid-19, com resiliência e pronta para adaptações rápidas e constantes. “Sabemos que manter uma empresa de maneira sustentável por 40 anos, especialmente no Brasil, não é nada fácil. É preciso muita resiliência, muita perseverança e acima de tudo, é preciso cercar-se de pessoas que queiram trilhar essa caminhada”, afirma Matheus.
O CEO finaliza dizendo que resume o seu sentimento hoje em duas palavras: gratidão e orgulho. Gratidão por ter sido escolhido para seguir o legado do seu pai e por ter tido sempre ao seu lado pessoas que quiseram e ainda querem dar seguimento a história da empresa. Orgulho por contribuir com a sociedade por meio da geração de empregos diretos e indiretos; e por saber que, infelizmente, poucas empresas conseguem se manter vivas e saudáveis por tanto tempo como a Hydronorth. “Estamos muito orgulhosos por termos chegado até aqui e certos de que outros 40 anos virão. Somos uma empresa feita de gente, gente que faz história!”.