A LANXESS está fortalecendo sua posição como uma das principais fabricantes mundiais de ingredientes e formulações de biocidas ativas e com esse objetivo adquiriu, recentemente (28 de novembro de 2019) a Itibanyl Produtos Especiais Ltda. (IPEL). A IPEL, empresa familiar com sede em Jarinu, São Paulo, é um dos principais fabricantes de biocidas do Brasil e gerou vendas na faixa de dois dígitos de milhões de euros em 2018.
A transação ainda está sujeita à aprovação das autoridades antitruste responsáveis e deve ser concluída no primeiro trimestre de 2020. “A aquisição se encaixa perfeitamente com nosso foco estratégico em produtos químicos especializados rentáveis”, disse Rainier van Roessel, membro do Conselho de Administração da LANXESS.
Com a aquisição da IPEL no Brasil, a unidade de negócios LANXESS Material Protection Products está reforçando sua presença global e agora está em posição de atender seus clientes da América do Sul em uma unidade de produção local. A unidade de negócios estava anteriormente representada com instalações de produção na Europa, EUA e Ásia.
“Com os negócios da IPEL, estamos expandindo nossa rede global de produção e fortalecendo nossa posição na América do Sul”, disse Oliver Kretschik, chefe da linha de negócios Biocidas na unidade de negócios Produtos de Proteção de Materiais. “A IPEL também possui uma forte rede de clientes que em breve poderá se beneficiar de nosso portfólio de produtos combinado e experiência em regulamentação”.
Além de cerca de 100 funcionários e das instalações de produção, a LANXESS também está assumindo as instalações de laboratório da empresa brasileira. Com a aquisição, a empresa química especializada também terá acesso a produtos intermediários estratégicos.
O IPEL gera a maior parte de suas vendas com biocidas e produtos químicos especiais para a indústria de tintas e revestimentos. Os biocidas protegem os materiais contra infestações, destruição e deterioração causadas por microorganismos. Eles prolongam a vida útil e garantem a funcionalidade dos produtos finais. O portfólio de produtos também inclui conservantes e fungicidas para controle de processos no tratamento de água, além de ingredientes ativos para agentes de desinfecção e limpeza.
Fonte: https://lanxess.com/en/corporate/media/press-releases/2019-00110e/