A Nouryon, antiga AkzoNobel Especialidades Químicas, comemorou em outubro um ano da sua reinauguração com o novo nome. A mudança aconteceu depois da aquisição da empresa pelo grupo Carlyle e GIC, e marcou a sua transição para se tornar líder global independente em especialidades químicas. “Neste um ano, trabalhamos fortemente com parcerias para inovar, fazendo investimentos estratégicos e desenvolvendo soluções essenciais e sustentáveis, com foco no crescimento mútuo”, afirma Antonio Carlos Francisco, diretor-presidente da Nouryon no Brasil.
Dentre as aquisições importantes realizadas no último ano, a Nouryon reforçou seu crescimento nos mercados brasileiros e sul-americano com a compra da empresa brasileira Polinox, principal produtora de peróxidos de MEK da América do Sul. A aquisição colaborou para expandir a presença da empresa no continente e a tornou um dos principais produtores de sistemas de cura termofixos de poliéster. No mercado de Pulp and Performance Chemicals (PPC) voltado ao segmento de branqueamento de celulose, a Nouryon já conta com seis plantas industriais no País, localizadas nos municípios de Jundiaí e Jacareí (SP), duas em Três Lagoas (MS), Eunápolis (BA) e Imperatriz (MA). Também no Brasil, a Nouryon possui plantas no Rio de Janeiro (RJ), onde é desenvolvido produtos com Sílica Colloidal; em Jundiaí (SP), com a instalação do expansor das Microesferas de Expancel; em Itupeva (SP), onde estão localizadas as operações industriais de derivados de aminas e peróxidos orgânicos; e em Paulínia (SP), onde acontece a produção de Alquil Metálicos.
A Nouryon realizou a expansão da Ilha Química em Três Lagoas (MS) para apoiar o grande projeto Horizonte II da empresa Suzano, a maior produtora do mundo de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas. E conectada às necessidades da indústria química e comprometida em apresentar soluções cada vez mais sustentáveis e eficazes aos clientes, a empresa trouxe ao mercado lançamentos em produtos, além de impulsionar a geração de empregos nas regiões em que atua, abrindo vagas e oportunidades para diversas áreas de atuação. “Partimos de uma excelente posição, já que temos um grande conjunto de negócios, produtos líderes de mercado, parcerias de longo prazo com clientes e uma dedicação à melhoria contínua e à inovação, que podemos empregar para ter ainda mais sucesso”, reforça Francisco ao assinalar: “como empresa independente, podemos acelerar o nosso progresso em todas as frentes e ocupar o nosso lugar legítimo junto de outros líderes do mercado”.