A Estrela Urbana (Urban Star), uma grande escultura localizada no antigo complexo de quartéis no noroeste de Augsburg, na Baviera (Alemanha), recebeu concreto colorido com pigmentos inorgânicos fabricados pela LANXESS. No total, vinte e quatro cubos foram cobertos com concreto translúcido e com luzes de LED.
De acesso público, a escultura está localizada no centro de uma praça e tem cerca de 800 m² e remetem as paisagens urbanas dos centros da cidade, tipicamente encontradas no oeste dos EUA. Para colorir os cubos de concreto foram utilizados pigmentos inorgânicos da linha Bayferrox, que foram amplamente testados e comprovados pela LANXESS quanto a resistência e aos fatores climáticos. “A estrutura foi construída para durar, e o efeito de cor desejado foi projetado para ser apreciado por muitos anos. É por isso que decidimos usar pigmentos de óxido de ferro, que são conhecidos por permanecerem com sua cor estável ao longo de décadas e podem suportar qualquer condição climática”, disse Oliver Fleschentraeger, gerente do segmento de mercado de construção da unidade de negócios de pigmentos inorgânicos (IPG), da LANXESS.
Os blocos medem 84 x 84 cm e, de acordo com a topografia inclinada da praça, elevam-se entre 14 e 60 cm acima do solo. Os cubos de concreto são projetados com uma inclinação plana em forma de pirâmide em sua superfície, o que evita o acúmulo de água e minimiza o risco de formação de gelo no inverno. Em combinação com os cubos de concreto, o pavimento de pedra artificial cinza claro usado na praça ajuda a criar uma estética geral harmoniosa.