Empresa anuncia ter alcançado índice recorde de 96% de neutralização de suas emissões de carbono em Paulínia (SP), o principal complexo químico da companhia na América Latina; e investe em nova linha de produção de solvente de fonte renovável Augeo®, que será inaugurada em meados de 2020
A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, completou 100 anos de atividades no Brasil em 2019 e anunciou investimentos em projetos para ampliar a sustentabilidade nos seus processos produtivos e o desenvolvimento de inovações sustentáveis para os diversos mercados em que atua na região. Graças a uma série de ações realizadas nas últimas décadas, com a adoção de tecnologias e equipamentos e melhorias em eficiência energética, a empresa informa que já neutraliza 96% de suas emissões de carbono do conjunto industrial de Paulínia (SP), um dos maiores complexos químicos da América Latina. O conjunto de Paulínia abrange 27 unidades de produção, com capacidade para fabricar 1,2 milhão de toneladas por ano de diversos produtos empregados por outras indústrias, em um amplo leque de itens do dia a dia das pessoas, como automóveis, roupas e calçados, produtos de cuidados pessoais e com a casa, tintas e vernizes, embalagens, entre outros. Para avançar em sustentabilidade, a empresa está iniciando uma série de projetos, como a implantação de sistema de energia renovável em algumas áreas de produção, com a instalação de placas fotovoltaicas de última geração para captação de energia solar. E intensificará o reflorestamento de algumas áreas do conjunto de Paulínia com vegetação nativa. Ao mesmo tempo, serão aplicadas melhorias no processo operacional da instalação industrial de abatimento de gás de efeito estufa, que a empresa mantém voluntariamente em Paulínia desde 2007, e elimina da atmosfera anualmente cerca de 5 (cinco) milhões de toneladas de CO2 equivalente – uma quantidade correspondente ao que é emitido no mesmo período por uma frota de 1,2 milhão de veículos movidos a combustível fóssil. Esse é o maior projeto de redução de gases equivalentes de CO2 das Américas e, em 2019, bateu todos os recordes e performance.
A empresa avalia, ainda, um projeto para a mudança da matriz de combustível utilizado em suas caldeiras de vapor, passando do uso atual de gás natural para biomassa, aproveitando o potencial único do Brasil nesse campo.
“Ao longo de 100 anos de atividades no Brasil, a Rhodia construiu uma história de sucesso e esse é um patrimônio do qual o Grupo Solvay não abre mão. A Rhodia tem dado uma enorme contribuição para o desenvolvimento da indústria brasileira e criou raízes profundas com a sociedade brasileira. E nós vamos prosseguir no caminho da construção da Química Sustentável”, declara a presidente do Grupo Solvay na América Latina, Daniela Manique ao destacar que a empresa continuará a investir em suas operações locais acreditando na macrotendência e na química do futuro. Nos últimos cinco anos, o Grupo Solvay investiu em torno de 1 bilhão de reais em aquisições, ampliação de produção, implantação de tecnologias e desenvolvimento de novos produtos para os diferentes mercados em que atua na região.
Novidades em Coatings – Atenta às tendências do mercado, que está exigindo mais sustentabilidade, desempenho e custos competitivos, a Rhodia tem desenvolvido inovações voltadas para os mercados de tintas, vernizes e revestimentos, do qual é fornecedora de soluções há muitas décadas. As mais recentes novidades para o segmento de revestimentos criadas pela Rhodia no Brasil são os produtos da linha de surfactantes Rhodapex BR® APE Free (isentos de nonilfenol etoxilado) para atender à crescente demanda dos segmentos de polimerização e emulsão de tintas base água, adesivos PSA e aplicações têxteis, entre outras. Os novos produtos, que atendem as mais exigentes regulamentações ambientais, serão fabricados na unidade industrial da empresa em Itatiba (SP). Para o segmento de tintas base água, a empresa está lançando a linha Rhodapex® BR PSA.
A empresa também tem desenvolvido novas aplicações do Augeo® SL 191, solvente de origem renovável de baixa toxicidade, baixo odor e ótima performance, aplicável em diferentes formulações de tintas, como madeira, pintura e repintura automotiva, couro e aplicações industriais. Pioneiro nesta categoria de produtos derivados da glicerina, o Augeo® SL 191 tem conquistado mercados tanto no Brasil quanto no exterior, notadamente na América Latina, levando os clientes a substituir outros produtos mais agressivos ao meio ambiente e às pessoas. A unidade industrial mais recente da empresa instalada no Brasil é justamente voltada à produção desses solventes de fonte renovável, uma inovação criada no Brasil e que está conquistando seguidamente novos mercados no país e no Exterior. Inaugurada em Paulínia (SP) no final de 2018, a fábrica de Augeo® está recebendo investimentos para uma nova linha de produção que deverá entrar em operação em meados de 2020.Plataforma digital para o setor de tintas – Na área de solventes oxigenados, uma importante inovação realizada em 2019 foi o desenvolvimento da plataforma Solsys® LITE, o exclusivo sistema da Rhodia de simulação de solubilização e evaporação de sistemas solventes em formulações para diferentes aplicações em tintas e revestimentos, disponível gratuitamente na nuvem para todos os interessados, por meio do link solsys.solvay.com. Com um nível de precisão de 99%, patamar único no mercado, o Solsys® LITE é o resultado de um processo colaborativo que a Rhodia conduziu de mãos dadas com seus clientes, a fim de se alinhar às suas necessidades e expectativas. Possui uma linguagem atual e interface totalmente amigável. Os usuários não precisam da ajuda de especialistas ou de fazer treinamentos para realizar suas simulações. O algoritmo do Solsys® LITE permite simular composições como tintas, por exemplo, para indicar para seus clientes o melhor sistema considerando o poder de solubilização e a evaporação do sistema solvente, além da formação do filme aplicado. Com isso, otimiza tempo e recurso, reduzindo a necessidade de testes de laboratório para concluir um desenvolvimento, além de permitir simulações em ambiente virtual, deixando todo processo mais econômico, ágil e assertivo.