A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, criou um selo comemorativo para celebrar seus 100 anos de atividades no Brasil. A peça, que representa a integração profunda da empresa com o Brasil, está em todos os materiais de comunicação definidos pela empresa para contar a sua trajetória de sucesso no País, desde que se instalou em Santo André (SP), em dezembro de 1919. A comunicação é voltada aos seus públicos de relacionamento com o objetivo de mostrar as principais características da Rhodia: pioneirismo, inovação e integração com as comunidades onde tem presença industrial e comercial.
Um dos destaques da comunicação da empresa é a série de sessões de cinema itinerante – o Cine Rhodia – que foi realizada durante o mês de agosto nas cidades onde a empresa mantém operações industriais e será repetida em novembro próximo. O Cine Rhodia é destinado aos estudantes do ensino público e diariamente ocorreu uma sessão aberta ao público. A cidade de Santo André (SP), onde a Rhodia iniciou suas atividades, foi a primeira a receber o Cine Rhodia. O projeto atendeu também as cidades de Taboão da Serra (SP) e Itatiba (SP) e foi finalizado em Paulínia (SP) com a última sessão no final de agosto. O cinema móvel foi montado em um caminhão no estilo ‘transformers’. Com uma infraestrutura completa, as laterais do caminhão se expandem transformando-o em uma verdadeira sala de cinema para acomodar até 91 pessoas por sessão. Além disso, as mídias foram adaptadas para que portadores de deficiência visual ou auditiva também possam participar da programação.
Outra ação relevante é o patrocínio da Mostra Sustentável, um projeto de arquitetura e paisagismo, arte e design de interiores, gastronomia e educação, que é realizado anualmente em benefício de uma instituição privada, sem fins lucrativos, com forte impacto social e reconhecida gestão. Em 2019, a instituição escolhida é a Fundação Síndrome de Down, em Barão Geraldo, próximo de Campinas (SP) e do conjunto industrial da Rhodia, em Paulínia. A empresa também está apoiando uma série de eventos ligados à inovação e à química sustentável – dois pilares da estratégia de crescimento da Rhodia nestes 100 anos de atividades do Brasil e que continuarão a ser aplicados no futuro. “Temos muito orgulho de nossa história e mantemos o nosso propósito de continuar a produzir a química sustentável, que vai assegurar um planeta melhor para as gerações futuras”, assinala Odete Duarte, diretora de comunicação corporativa do Grupo Solvay na América Latina ao acrescentar: “o nosso legado é a referência que usamos para continuar crescendo no país”.