Com faturamento de US$ 119,6 bilhões em 2017 e responsável por empregar de forma direta e indireta cerca de 2 milhões de profissionais no país, a indústria química brasileira ganhou um importante aliado na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Thiago Auricchio (PR) protocolou a criação de uma Frente Parlamentar em apoio à retomada da competitividade do setor químico, setor que, além de ser um dos que mais investe em inovação, está na base da maioria dos setores industriais sendo o motor para a recuperação da economia.
“Vai ser um espaço permanente de discussão de ideias, projetos e ações para alavancar este importante setor que, por estar na base de várias cadeias produtivas, fomenta o crescimento econômico do Estado, a geração de renda e de empregos de qualidade”, explica Auricchio.
De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim, o polo petroquímico do ABC, reduto eleitoral de Thiago Auricchio, é responsável por 13,7% do faturamento da indústria química nacional, com geração de 10 mil empregos locais diretos e indiretos. Além disso, a indústria química emprega cerca de 50 mil pessoas apenas na região do Grande ABC.
“A indústria química brasileira é a 6ª maior do mundo e aproximadamente 56% das indústrias de produtos químicos de uso industrial está no nosso estado de São Paulo. Por isso, nossa intenção com a criação dessa Frente é manter esse cenário positivo e produtivo da indústria química no Grande ABC e no Estado e buscar o fomento de novas ações, atrelado ao importante trabalho realizado pela Abiquim, que apoiem a retomada da competitividade e crescimento deste setor com foco na geração de empregos de qualidade e renda para população de São Paulo”, pontua Auricchio.