Empresa se consolidou no mercado de especialidades químicas atuando com sólidos investimentos e estreita parceria com seus clientes
Com uma trajetória marcada por investimentos em equipamentos, laboratórios e em sua planta fabril, a Miracema-Nuodex completa 65 anos de atuação no Brasil. A história da empresa, que se mescla com o mercado de especialidades químicas, teve início em 10 de maio de 1954, na cidade de Campinas (SP), com o nome de Indústrias Químicas Rodolfo Rohr S.A.
Em uma pequena fábrica, o seu fundador, o imigrante europeu Rodolfo Rohr,
começou a produzir refino de sebo, poliglicerina e cera para assoalho. Logo
depois, com o início da exploração do petróleo no Brasil, a empresa passou
atuar com aditivos para óleos e lubrificantes industriais, e se tornou
fornecedora de grandes companhias petrolíferas internacionais. Com a
contribuição de Otto Rohr, irmão do fundador, os produtos foram aprimorados e rapidamente
atingiram níveis de excelência equivalentes aos dos insumos importados.
Na década de 70, a empresa passou por um marco importante. Com a aquisição das ações da Nuodex Brasil S.A. Indústria e Comércio de Secantes e sua incorporação pela Miracema, em 1972 se tornou a Miracema-Nuodex S.A. Indústrias Químicas.
Os anos seguintes foram marcados por investimentos em seu parque fabril, em equipamentos, laboratórios e expansão de portfólio. A companhia iniciou a produção de secantes para tintas, implantou as primeiras unidades de destilação de ácidos graxos e de hidrogenação, e adquiriu a autoclave em aço inoxidável para operação sob pressão de 30 bar. Já nos anos 90, para substituir os aditivos tóxicos à base de chumbo, seus gestores investiram no desenvolvimento do Bismuto, baseado em metal e atóxico, para formulações de lubrificantes e graxas.
Maria Damasio, gerente de vendas, pontua que a empresa também foi pioneira na formulação de biocidas no Brasil, com o início da produção de bactericidas e fungicidas para diversas aplicações. “A Miracema-Nuodex ostenta ainda, com orgulho, o título de primeira indústria química brasileira a receber a certificação ISO 9002, em 1992”, complementa.
Já em 2008, Otto Rohr transferiu o cargo de diretor presidente da diretoria executiva da empresa para seus dois filhos André e Stefan Rohr, e se manteve na presidência vitalícia do conselho de sócios. A nova direção, manteve a trajetória de investimentos e expansão da empresa. A capacidade produtiva da Miracema-Nuodex foi aprimorada com a compra do Thin-Film Evaporator, sistema que possibilitou o lançamento de insumos mais sofisticados; a Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos (Etel) foi modernizada, uma nova Estação de Tratamento de Efluentes Gasosos (Eteg) foi construída; os laboratórios de microbiologia foram aplicados; e as pesquisas de aditivos de alta performance para lubrificantes de maquinários de perfuração de poços de petróleo foram intensificadas. Além disso, novos recursos possibilitaram a instalação do laboratório aplicativo de tintas e vernizes, para testes dos aditivos e serviços técnicos.
Instalada na cidade de Campinas (SP) em uma área de 97 mil metros quadrados, sendo 22 mil metros quadrados de área construída, e com 240 funcionários, a empresa atua nos mercados de resinas, tintas base água e solvente comercializando matérias-primas que vão desde alcalinizantes, antiespumantes, dispersantes, emulsificantes, ácido graxo, catalizador, poliemulsificante, secante, antipele até biocidas, sendo bactericidas, fungicidas e algicidas. “Hoje a Miracema-Nuodex é reconhecida no mercado por seus sólidos padrões de qualidade, flexibilidade e foco no cliente. A empresa conta com planta fabril completa e totalmente modernizada, apoiada por laboratórios de controle de qualidade, microbiologia, pesquisa e desenvolvimento, além dos diferenciados laboratórios aplicativos de tintas, petróleo e mineração”, finaliza Maria Damasio.