A Oxiteno divulgou no The Waterborne Symposium, que aconteceu nos Estados Unidos entre os dias 24 de fevereiro e 1º de março, o novo coalescente de baixo VOC (Compostos Orgânicos Voláteis). A inovação foi apresentada no simpósio pela pesquisadora Juliane Pereira Santos com o tema “Efeito de coalescentes de baixo VOC na formação de filme, resistência à sujeira e manchamento por água”.
Segundo a pesquisadora, uma forma de reduzir o VOC em tintas à base de água é substituir um coalescente de alto VOC por um com um índice mais baixo. Ela explica que a substituição de coalescentes de alto VOC por coalescentes de baixo VOC pode gerar uma redução de desempenho das tintas, sendo que, normalmente, tintas contendo coalescentes de baixo VOC apresentam baixa resistência à pega de sujeira em relação às tintas contendo coalescentes de alto VOC. “A importância desse trabalho se dá por permitir o desenvolvimento de tintas de baixo VOC para ambientes externos, com alta resistência à pega de sujeira similar a um coalescente de alto VOC, além de melhorar a formação de filme de látex e diminuir a extração de solúveis das tintas”, afirma Juliane.
“Estamos em constante movimento para entender as necessidades do mercado. Esse entendimento somado à nossa expertise em tensoativos e solventes oxigenados, nos permite transformar as tendências da indústria de tintas em soluções químicas de alta performance. Nossa participação em um evento importante como o The Waterborne Symposium, nos permite compartilhar nossos esforços em inovação com o mercado”, explica Fabiana Marra, head de negócios globais de Coatings.